close

Land Rover foi escolha do príncipe para viagem final

Philip, ex-oficial da Marinha, pediu que a caminhonete fosse pintada em verde-oliva, no tom dos veículos militares

Príncipe sempre gostou da Land Rover, e escolheu detalhes como a cor e as presilhas do caixão para o funeral | Foto: Divulgação

O príncipe Philip gostava das picapes da marca Land Rover, que dirigia sempre que podia ao longo da vida. Por isso ele escolheu uma delas para sua última viagem.

O Land Rover TD5 130 levou o caixão do príncipe Philip em uma procissão no Castelo de Windsor, enquanto a rainha e outros membros da família real seguiram em outros veículos até o sepultamento na Capela de São Jorge.

Veículo adaptado a pedido do príncipe Philip para ser o seu funeral | Foto: Divulgação

Modelo foi fabricado em 2003

O Palácio de Buckingham informou que o carro funerário do príncipe foi construído na fábrica da Land Rover em Solihull, em 2003, quando Philip completou 82 anos.

O veículo foi modificado ao longo dos anos com uma seção traseira aberta com pinos especiais para transportar o caixão, e mudanças finais foram feitas até 2019, ano em que o príncipe completou 98 anos. Philip morreu em 9 de abril aos 99 anos.

Entre outras coisas, Philip pediu que fosse repintado em verdeóliva, tom dos veículos militares.

Fábrica Land Rover faz a manutenção

O veículo simples e seu olhar militar refletem o estilo do ex-oficial naval.

Antes de se casar com a futura rainha Elizabeth em 1947, Philip era príncipe da família real grega. Ele serviu como oficial na Marinha Real britânica durante a Segunda Guerra Mundial e participou das batalhas do Cabo Matapan e Creta em 1941.

A Land Rover manteve o veículo desde que foi construído e o manteve pronto para o funeral em colaboração com a família real.

Thierry Bollore, executivo-chefe da Land Rover, disse que a empresa estava “profundamente privilegiada” por ter trabalhado com o príncipe, que visitou sites da empresa ao longo dos anos e conheceu centenas de funcionários da empresa. A empresa ficou “honrada” por um de seus veículos ser usado no funeral.

Marca de luxo inglesa pertence à Jaguar

A Land Rover é uma marca de carros de luxo inglesa da Jaguar Land Rover, com sede em Coventry, Inglaterra, subsidiária do fabricante indiano Tata Motors desde 2008. No Brasil existem cerca de 35 concessionárias autorizadas desde 1992.

O projeto do veículo Land Rover original foi iniciado em 1947 por Maurice Wilks, designer-chefe na Rover Company, em sua fazenda em Newborough, Anglesey. Ele se inspirou em um Jeep americano da Segunda Guerra Mundial que usou em um verão no País de Gales. O primeiro protótipo de Land Rover, depois apelidado de “Centre Steer” (volante central), foi construído sobre chassis e eixos de um Jeep.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra