Físico Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobras, morre de covid
Um dos maiores especialistas em energia do Brasil, Luiz Pinguelli Rosa tinha 80 anos e esteve internado com covid-19 há cerca de um mês
03/03/2022Morreu na madrugada desta quinta-feira, 3, o engenheiro nuclear e físico Luiz Pinguelli Rosa, aos 80 anos, após ter sido internado por covid-19 há quase um mês. Um dos maiores especialistas em energia no País, Pinguelli foi presidente da Eletrobras entre 2003 e 2004 e por várias vezes foi diretor da Coppe/UFRJ, no Rio de Janeiro.
Membro da Academia Brasileira de Ciências, eleito em 2003, o professor integrou o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC/ONU) e já recebeu o Forum Award da Sociedade Americana de Física, em 1992.
No decorrer de sua carreira, recebeu a comenda com o grau de Chevalier de LOrdre des Palmes Académiques, concedido em 1998 pelo Ministério da Educação da França e o Prêmio Golfinho de Ouro, categoria ciências, concedido no ano 2000 pelo Conselho Estadual de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Coppe/UFRJ decreta luto de três dias em homenagem ao físico Luiz Pinguelli Rosa
Luiz Pinguelli Rosa também foi condecorado com as Medalhas da Ordem do Mérito do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa, em 2003.
O atual diretor da A Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Romildo Toledo, lamentou a morte de Pinguelli e decretou luto de três dias na instituição.
“A Coppe/UFRJ decreta luto oficial por três dias em homenagem ao seu ilustríssimo Professor. Em meu nome e em nome da diretoria, da qual Pinguelli fazia parte, e de todo Corpo Social da Coppe, prestamos nossas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos do nosso querido Professor Pinguelli”, disse em nota. (AE)