Mercado pet cresce 27% em 2021 com faturamento de mais de R$ 50 bilhões
O crescimento foi puxado pelo segmento de pet food, que representou R$ 28 bilhões, ou cerca de 55% do total
14/03/2022O mercado de produtos, serviços e comércio de animais de estimação registrou alta de 27% no faturamento em 2021 ante 2020, para R$ 51,7 bilhões, segundo levantamento do Instituto Pet Brasil divulgado nesta segunda-feira.
O crescimento foi puxado pelo segmento de pet food, que representou R$ 28 bilhões, ou cerca de 55% do total.
A entidade aponta que os ganhos também foram impulsionados pela venda de animais de estimação diretamente pelos criadores, que movimentou R$ 5,6 bilhões (11% do faturamento e alta de 14,9% em relação a 2020).
Produtos veterinários representaram faturamento de R$ 5,3 bilhões, 10,2% do total do mercado e crescimento de 11% sobre o ano anterior. A área de serviços gerais garantiu faturamento de R$ 4,8 bilhões, representando 9,2% do mercado e 15,6% de crescimento no comparativo anual.
Serviços veterinários cresceram 14,3% e representam quase 10% do mercado pet
Os serviços veterinários, que representam 9,3% do mercado, renderam R$ 4,7 bilhões, e cresceram 14,3%. Produtos de higiene e bem-estar animal, o pet care, garantiram receita de R$ 2,8 bilhões, 19,5% de crescimento. Este item representa 5,4% do mercado .
O levantamento apontou que pet shops pequenos e médios continuam a ser o principal canal de acesso dos consumidores aos produtos, representando praticamente metade de todas as vendas do setor (48%).
Em segundo lugar estão as clínicas e hospitais veterinários (18%); agrolojas (9,8%); varejo alimentar (8,6%); pet shops de grande porte (8%); e-commerce (5,4%); e outros como clubes de serviço, lojas de conveniência, entre outros (2,1%). (AE)