Morre Ivoncy Ioschpe, aos 82 anos, presidente emérito da Iochpe-Maxion
Ivoncy trabalhou na Iochpe por 60 anos, tendo sido o seu diretor-presidente até 1998 e presidente do conselho de administração
22/02/2022O presidente emérito do conselho da Iochpe-Maxion, Ivoncy Brochmann Ioschpe, morreu nesta terça-feira aos 82 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Segundo comunicado oficial, Ivoncy trabalhou na empresa por 60 anos, tendo sido o seu diretor-presidente até 1998 e presidente do Conselho de Administração até 2014, “contribuindo de forma excepcional e inigualável”.
A Iochpe-Maxion é líder mundial na produção de rodas automotivas e um dos principais produtores de componentes estruturais automotivos nas Américas.
A empresa tem 31 fábricas em 14 países e cerca de 15 mil funcionários. E opera o negócio principal por meio das divisões Maxion Wheels e Maxion Structural Components.
A Maxion Wheels produz e comercializa uma ampla gama de rodas de aço para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas e rodas de alumínio para veículos leves.
A Maxion Structural Components produz longarinas, travessas e chassis montados para veículos comerciais e conjuntos estruturais para veículos leves.
A AmstedMaxion (negócio em conjunto) fabrica rodas e fundidos ferroviários, fundidos industriais e vagões de carga.
Ivoncy também atuou politicamente pela redemocratização do País, fazendo parte do grupo de empresários no Fórum de Líderes do extinto jornal Gazeta Mercantil. “Acho que ele morreu triste pelo que o Brasil se tornou”, comentou o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, em entrevista à Carta Capital.
Nota da Iochpe destaca empreendedorismo e visão de futuro do empresário
“Sua brilhante trajetória profissional foi marcada pelo empreendedorismo e visão de futuro. O Sr. Ivoncy sempre buscou novas oportunidades de negócios para a Iochpe-Maxion. Foi assim com a entrada da Companhia em diversos setores de atividades e, por fim, com a consolidação de suas atividades nos segmentos automotivo e ferroviário.”
Nascido em Marcelino Ramos (RS), Ivoncy atuou, também, Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), e fez parte do comando da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), do conselho empresarial do departamento de promoção comercial das relações exteriores e do conselho de empresários da América Latina.
“A Iochpe-Maxion, nesse momento de grande tristeza, manifesta os seus mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos do Sr. Ivoncy, a quem presta suas homenagens póstumas, agradecendo-lhe pela dedicação, valores, ética e respeito”, diz a nota.
Fiesp destacou apoio do empresário à educação e às artes
Em nota, a Fiesp lembrou do apoio de Ivoncy à educação e às artes no Brasil. Segundo a federação, o empresário “construiu sua vida profissional com visão emprendedora e olhar para o futuro.
Para a Fiesp, Ivoncy “teve ainda atuação destacada no campo social ao apoiar a educação e as artes, deixando, assim, um legado incontestável para a indústria e para o País.”