close

Volks retoma 2º turno de produção na fábrica do ABC

Cerca de 1 mil funcionários que estavam em lay-off desde novembro voltam a trabalhar na linha de montagem

Volkswagen

Volta do segundo turno foi possível graças à regularização dos estoques de peças e componentes | Foto: Estadão Conteúdo

A Volkswagen do Brasil anunciou, nesta quinta-feira, que vai retomar o segundo turno de produção a partir do dia 2 de março na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Desde novembro de 2021, a montadora operava em um intervalo de trabalho.

Segundo a VW, a volta do segundo turno foi possível graças à regularização dos estoques de peças e componentes, principalmente eletrônicos, na unidade.

Saiba mais

Com isso, cerca de 1 mil funcionários, que estavam com o contrato de trabalho suspensos temporariamente (lay-off), retornam ao trabalho.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, esses funcionários serão distribuídos nos dois turnos de trabalho. Ao todo, a Volks emprega em torno de 8 mil pessoas diretamente.

Ao contrário da Volkswagen, Mercedes e Scania reduzem produção

Enquanto a Volks informa a volta de produção, a Mercedes-Benz, de acordo com o sindicato, anunciou a parada de operação de parte da montagem de caminhões e agregados – eixo, motores e câmbio – da fábrica em São Bernardo do Campo nesta sexta-feira.

Segundo o sindicato, essa paralisação não estava programada e será feita por falta de componentes eletrônicos. Ao todo, a Mercedes tem 8,5 mil funcionários diretos.

Já a Scania anunciou, de acordo com o sindicato, que irá parar a produção do dia 25 de fevereiro ao dia 7 de março, também em função da falta de peças.

A montadora já havia estendido o retorno das férias coletivas do fim do ano de janeiro para fevereiro por baixo estoque de componentes. A empresa emprega 4,7 mil pessoas.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra