close

Ricardo Leite

Agronegócio tem potencial para neutralizar emissões de gases

Ferramenta utilizada para quantificar e gerenciar emissões de gases foi adaptada para o contexto nacional e permite planejar ações de mitigação ambiental

Colheitadeiras de soja no campo

Agronegócio brasileiro terá potencial para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes das produções pecuárias e de soja até 2030| Foto: Getty Images

Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as futuras gerações. Este é um dos objetivos da Agenda 2030, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A boa notícia é que estudos do Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), preveem que o agronegócio brasileiro terá potencial para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes das produções pecuárias e de soja até 2030, cumprindo as metas estabelecidas pela ONU.

É importante ressaltar que o método GHG Protocol, ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE, foi adaptado ao contexto nacional, possibilitando o planejamento de ações de mitigação dentro da realidade brasileira.

Os pesquisadores apontam dois principais processos para a descarbonização da produção: a recuperação de pastagens degradadas, evitando o desmatamento, e os sistemas integrados de Lavoura-Pecuária-Floresta (LFP).

Além da redução dos gases de efeito estufa, a adesão a sistemas de plantação sustentáveis aumenta a produtividade, sendo lucrativa para o pecuarista. A tendência é que, com a evolução da forma de criação do gado, o desgaste gerado pela pastagem diminua, proporcionando um retorno financeiro significativo.

Assim, levar a tecnologia para o campo é fundamental ao futuro da agricultura de baixo carbono. Portanto, produtores rurais e empreendedores da agroindústria precisam estar atentos às tendências do mercado. Você está?

Abra sua conta


Executivo de finanças com especialização em Inovação pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Superintendente executivo do Safra Empresas.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra