close

Redação

O que janeiro já nos contou sobre 2023

Cenário fiscal tem ganhado relevância para o Ministério da Fazenda, que articula proposta de nova âncora e reforma do Imposto de Renda

Painel eletrônico

Proposta da nova âncora fiscal e as reformas tributária e do Imposto de Renda são temas importantes para 2023 | Foto: Gettty Images

A despeito da densa neblina que ainda descansa sobre a estrada de 2023, algumas conclusões sobre as características dos próximos meses do ano já se impõem no horizonte macroeconômico. O ano terá grandes desafios e algumas dúvidas no setor monetário, mas com indicações de uma dinâmica de juros cautelosamente otimista.

O inverno europeu tem se mostrado bastante ameno, o que significa um enorme alívio para economia do velho continente. Além disso, toda a preocupação com a falta de gás natural por causa da guerra na Ucrânia finalmente se dissipou, o preço do gás natural caiu, dando um grande alívio para as famílias e empresas.

Na China, o ano começa com o impacto da desaceleração da economia, revelada pela divulgação do PIB de 2022, que indicou uma expansão de 3% na segunda maior economia do mundo. Tal cenário já era previsto, diante do longo período de isolamento social.

Vale lembrar que nos últimos meses a política de covid zero foi revertida, trazendo a expectativa de recuperação daqui para frente. No Brasil, a economia deu a largada em 2023 muito dependente das chuvas e a agricultura deve ter um bom desempenho, favorecendo o crescimento econômico. Apesar da seca no Rio Grande do Sul, a produção agrícola nacional deve crescer dois dígitos.

A renda variável começou 2023 com uma alta volatilidade, absorvendo o tranco da transição do novo governo. Há um desafio fiscal enorme pela frente e, aos poucos, o Ministério da Fazenda tem demonstrado certa preocupação com o equilíbrio das contas.

Vale agora ficarmos de olho nos próximos passos do governo, como a proposta da nova âncora fiscal e as reformas tributária e do Imposto de Renda. Estes são assuntos importantíssimos para este ano e têm muito potencial de retomar a confiança do investidor local.

Os gringos? Eles seguem otimistas com o Brasil, comprando ações por conta de um valuation atrativo, pela exposição às commodities e também pela perspectiva de corte de juros, que pintou discretamente no horizonte desta longa estrada chamada 2023.

Safra Report: íntegra do relatório de investimentos do Banco Safra para fevereiro

Abra sua conta


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra