close

Agência Estado

Fórmula 1 se reinventa e atinge faturamento recorde

Transformação digital da categoria possibilitou rejuvenescimento da audiência e a conquista do público dos Estados Unidos, revertendo uma queda de popularidade

Corpo de pilotos da Fórmula (F1) reunidos na reta dos boxes de um circuito com os carros enfileirados

Em 2020 o engajamento nas redes sociais da F1 subiu 99% frente a 2019 e, somado a isso, um 2021 eletrizante impactou ainda mais os números | Foto: Divulgação

A poderosa F1 é uma importante empresa do mundo do esporte, de propriedade do grupo Liberty Media. Desde a aquisição em 2017 a estratégia da categoria mudou e os resultados são impressionantes, muito impulsionados pela pandemia. 

O foco passou a ser conquistar o mercado dos EUA e principalmente o público jovem. 

Durante muito tempo a F1 era focada apenas nos apaixonados pela velocidade, com a adição de milhões de fãs de acordo com o êxito de pilotos. O caso mais emblemático foi  o de Ayrton Senna, que fazia um país acordar mais cedo aos domingos para assistir ao piloto. 

A categoria foi perdendo espaço e seu público principal era de fora dos EUA e acima de 50 anos. As audiências foram caindo ou estagnaram e desde 2019 as audiências televisivas regrediram. 

Por outro lado, graças ao trabalho realizado, a transformação digital da categoria possibilitou uma mudança de rota, que foi extremamente positiva. Em 2020 o engajamento nas redes sociais subiu 99% frente a 2019 e, somado a isso, um 2021 eletrizante impactou ainda mais os números. 

O faturamento da F1 cresceu bastante de 2018 para 2019 e sofreu muito com a pandemia. O ano de 2021 foi marcante, um grande salto e seguramente para 2022 os números serão maiores ainda. 

A F1 atingiu US$ 2,14 bilhões de faturamento, o maior da história, frente aos US$ 2,02 bilhões de 2019. Já em 2020 as receitas caíram 43%, para US$1,15 bilhão. O crescimento de 2021 foi de impressionantes 87%. 

Receitas F1 – US$ bilhões 

Fonte: Liberty Media

Desde a sua série da Netflix “Drive to Survive”, até competições de eSports e atuação mais criativa em redes sociais, o fato é que a F1 conseguiu rejuvenescer sua marca, ampliar o público consumidor e crescer em receitas. Outro ponto fundamental foi a expansão definitiva da marca para o mercado dos EUA. Neste caso, a Netflix foi fundamental: mais de 47% das casas dos EUA têm Netflix. 

Em 2021, a audiência do Grande Prêmio (GP) dos EUA gerou aumento de 40% na audiência, injetando 73 milhões de novos telespectadores do principal mercado do mundo, foco da Liberty Group. Esta foi a maior audiência da história da F1 nos EUA. Sem falar que foram mais de.400 mil pessoas autódromo na semana da corrida.  

A série da Netflix foi decisiva para a construção de uma audiência jovem, que se apaixonou pela F1 depois de assistir a série “Drive to Survive”. Jovens conectados à categoria pela Netflix. 

 

O grupo que detém os direitos da F1 Liberty Media fechou 2021 com faturamento de US$ 11 bilhões. Eles são donos do time de beisebol Atlanta Braves, que fatura mais de US$ 560 milhões por ano. 

A F1, além do seu negócio principal, gera enormes impactos econômicos por onde passa. Aqui apresento dados do impacto econômico do GP de São Paulo de 2021. 

Impacto econômico GP Brasil  

A F1 há muito tempo tem o Brasil e São Paulo como importante destino do seu “circo”. O autódromo de Interlagos presenciou corridas históricas, títulos e decepções, e está na história do automobilismo mundial. 

Para a cidade de São Paulo, a etapa da F1 é o maior evento da capital. Segundo cálculos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Prefeitura de São Paulo, o GP de 2021 gerou mais de R$ 960 milhões de impacto econômico total, sendo R$ 577 milhões de impacto direto e outros R$ 383 milhões induzidos. 

Do total de impacto econômico, R$ 550 milhões foram de gasto das pessoas, R$ 220 milhões da organização do evento, R$ 127 milhões de ativações/marketing e outros R$ 65 milhões de transmissão e mídia. A arrecadação de impostos, em diferentes esferas, chegou a R$ 144 milhões. 

Impacto Econômico GP Brasil 2021 


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra