close

Agência Estado

A importância da gestão financeira para o empreendedor

Vários mecanismos de gestão financeira são importantes para o empreendedor, mas o demonstrativo de resultados é fundamental

Controle financeiro

Todo empreendimento necessita de uma estrutura mínima de controle financeiro para crescer e se desenvolver | Foto: Getty Images

Muito se fala sobre a importância da Gestão Financeira. Mas, afinal, o que significa isso em termos práticos? Como faço para melhorar a minha gestão financeira?

A gestão dos recursos financeiros (dinheiro) de um empreendimento necessita de uma estrutura mínima de controle para que ela possa ser realizada. Uma boa Gestão Financeira pressupõe ao menos os seguintes controles:

Registro de Venda:  Trata-se de saber o que foi vendido, em que quantidade e por qual preço. E também quando foi vendido e como foi pago, pois você pode vender e não receber. Aqui é onde começa a base de informações para fazer a gestão financeira do seu negócio.

Controle de Caixa: Como o extrato da movimentação do banco, o controle de caixa só mostra os fatos que já aconteceram, ou seja, você precisa ter recebido ou pago. Esse controle é fundamental para registrar o passado de modo a entender o presente para melhorar o futuro. Popularmente chamamos o Controle de Caixa de ‘dedo duro’, pois tudo deve estar registrado nele, qualquer movimento de qualquer valor – nada deve ficar fora dele. A sua estrutura mínima é composta por data, referência sobre o produto ou serviço, valor de entrada, valor de saída e saldo atual.

Controle de Contas a Receber: Registra os direitos no futuro, lembrando que qualquer operação que não seja realizada com recebimento à vista é considerada uma operação a prazo. Um detalhe importante: conforme forem as formas de recebimentos, isso pode exigir mais ou menos informações para controle (por exemplo: pagamento no cartão é diferente de pagamento em cheque ou em dinheiro). Por isso, aqui a estrutura precisa ser ajustada também quanto à forma de recebimento.

Controle de Contas a Pagar: Este é considerado o controle das suas obrigações no futuro, ou seja, tudo o que eu devo pagar, de forma que permita eu enxergar e controlar o quão comprometido está meu resultado financeiro no futuro, lembrando que neste caso, o menor período é de 30 dias. O empreendedor deve ter controle dos compromissos que precisa honrar nos próximos 30 dias, pelo menos.

Fluxo de Caixa: Este não é apenas um controle, e sim uma ferramenta para a tomada de decisão. O fluxo de caixa cruza a informação do saldo atual com o que o negócio tem a receber e a pagar, gerando assim uma projeção da situação financeira do caixa no futuro. Fluxo de Caixa sempre é projetado. Quando ele for realizado, passa a ser Controle de Caixa. Trata-se de uma excelente ferramenta para tomadas de decisões de investimentos, estocagem, compras e distribuição de lucros. E, principalmente, para dimensionamento do Capital de Giro.

Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE: Única ferramenta que vai ser utilizada para dimensionar o resultado do negócio (apurar se você teve lucro ou prejuízo). Independentemente do tamanho do negócio, é fundamental que você faça o seu DRE. Ele permite ter uma visão completa do seu negócio, possibilitando assim a melhoria e correções de rotas, afim de chegar aos resultados que espera.

Todos estes controles devem ser precedidos de um controle fundamental, chamado Plano de Contas. De uma maneira bem simples, nada mais é do que dizer como o dinheiro pode entrar no seu negócio e para onde ele pode ir. Um plano de contas bem-feito ajuda muito.

Então vamos começar, pegue um papel, um caderno, um Excel, e responda: como o dinheiro pode entrar no meu negócio? Para onde o dinheiro pode ir?

Não conheço nenhuma torneira que tenha mais vazão do que o ralo. Então, com certeza você terá muito mais destinos para o dinheiro pode ir do que de onde pode vir. Daí a importância de controlar bem os custos, despesas e investimentos com uma boa gestão financeira do seu negócio.

Caso tenha dúvidas, pode mandar que eu respondo!

Abra sua conta


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra