Existem duas formas de olhar para o financeiro do seu negócio: pelo Regime de Caixa e pelo Regime de Competência. O Regime de Caixa aloca a Informação quando acontece o recebimento e pagamento, ou seja, quando de fato o dinheiro entra ou sai da empresa. O importante aqui é quando acontece a movimentação. Este Regime serve para a fazer a gestão financeira do dia a dia, projetar o caixa, capital de giro, e estabelecer políticas de crédito e compra.
O Regime de Competência, por sua vez, aloca a informação pelo fato gerador. Aqui o que importa é o que gerou tal receita ou custo. Não importa o momento do pagamento ou recebimento, mas sim o que gerou estas movimentações. Utilizamos este regime para avaliarmos o negócio, calcular indicadores e tomar decisões.
Vejamos um exemplo: 13º salário.
No Regime de Caixa, ele será alocado quando acontecer o pagamento, que normalmente nos meses de novembro e dezembro.
No Regime de Competência ele será alocado na proporção de 1/12 a cada mês, ou seja, o fato gerador do 13º é o mês trabalhado, independente se houve ou não o pagamento.
Sempre que falamos em recebimento e pagamento, estamos falando de uma informação pelo Regime de Caixa. E quando falamos de vendas, faturamento e custo, trata-se de uma informação referente ao Regime de Competência.
É possível que o empreendedor tenha um negócio que no Regime de Caixa está positivo, e no de Competência esteja negativo, e vice e versa. Também ambos podem estar positivos ou negativos.
A imagem abaixo resume os regimes de caixa e de competência:
O que você não deve fazer em hipótese alguma é misturar os regimes. Por exemplo, pegar tudo o que você vendeu e subtrair tudo o que você pagou. Caso faça isso, fará uma análise totalmente errada do seu negócio, podendo com isso tomar decisões baseadas em dados que não refletem a verdade.
Por isso, pare agora, e comece a trabalhar com a separação dos regimes.