close

Petrobras confirma redução de dividendos e recompra de ações

Estatal se prepara para distribuir dividendos em porcentual menor que nas gestões anteriores e estuda plano de recompra de ações

Plataforma de petróleo

Segundo diretor, “gestão anterior pagava muito dividendo porque queria privatizar a Petrobras” | Foto: Getty Images

O diretor financeiro e de relacionamento com investidores da Petrobras, Sergio Caetano Leite, afirmou que os dividendos a serem distribuídos pela companhia em relação ao desempenho do 2º trimestre terão nova regra, a ser definida nos próximos dias.

“Tudo indica que o dividendo do segundo trimestre já ocorra sob a nova política. Já deve ocorrer com base na nova regra”, disse o executivo, em entrevista no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras. Segundo Caetano Leite, um grupo de onze técnicos está preparando a nova política e já elaborou uma a ser apreciada e validada pela diretoria e, em seguida, enviada ao Conselho de Administração.

Saiba mais

A Petrobras se prepara para distribuir dividendos em porcentual do fluxo de caixa livre menor que o das gestões anteriores, mas, ainda assim, bem acima do mínimo legal de 25%. O executivo disse não haver um porcentual definido, muito embora os bancos esperem algo em torno de 40% ou mais.

“A gestão anterior pagava muito dividendo porque queria privatizar a Petrobras. Nós temos um novo direcionamento, com mais de 70 anos para frente. A Petrobras vai pagar dividendos em linha com suas congêneres”, disse Caetano Leite em referência às grandes petroleiras estrangeiras.

Petrobras reduz valor de dividendos e prepara recompra de ações

A companhia prepara, também, uma política de recompra de ações que, à frente, deve substituir uma fatia do que até aqui estava separado para proventos. A este respeito, Caetano Leite disse que a diretoria deve aconselhar uma política de recompra também em linha com a de empresas do mesmo porte.

No ano passado, empresas como Shell, BP e TotalEnergies fizeram mais de um anúncio significativo de recompra de papéis. Segundo fontes, a diretoria da Petrobras também quer fazer disso uma rotina. Caetano Leite disse que ainda não está claro se vai haver um primeiro anúncio de recompra já em agosto. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra