close

Pfizer anuncia sucesso da vacina em crianças de 5 a 11 anos

No Brasil, vacinação em adolescentes segue na maior parte dos estados, apesar da recomendação contrária do Ministério da Saúde

Vacina em crianças

Farmacêutica agora vai pedir autorização à FDA para o uso emergencial do imunizante para vacinar crianças desta faixa etária | Foto: Getty Images

A Pfizer anunciou nesta segunda-feira, 20, que a sua vacina contra covid-19 é segura e induz uma resposta imune “robusta” em crianças de 5 a 11 anos.

O ensaio incluiu 2.268 participantes com idades entre 5 e 11 anos e usou a estratégia de duas doses da vacina administrada com 21 dias de intervalo. A farmacêutica realizou testes nesse grupo de fases 2 e 3, em doses de 10 microgramas.

A empresa informou que agora vai submeter os dados compilados sobre o estudo à Food and Drug Administration dos EUA (FDA) para autorização de uso emergencial na faixa etária.

A Pfizer também confirmou que não houve casos de miocardite, tipo de inflamação do coração que tem sido associada a vacinas de RNA mensageiro.

Vacinação em adolescentes segue na maior parte das capitais brasileiras

Apesar da decisão do Ministério da Saúde de suspender a vacinação em adolescentes na quinta-feira, 16, a maior parte dos estados brasileiros segue a aplicação no grupo. A despeito da recomendação da pasta, a Anvisa e especialistas mantiveram a recomendação da vacina fabricada pela Pfizer para a faixa etária entre 12 e 17 anos.

Capitais e o Distrito Federal decidiram dar continuidade à imunização do grupo. O uso da vacina da Pfizer para pessoas com 12 anos de idade ou mais foi autorizado em junho deste ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Palmas, Goiânia, Belém, Boa Vista, Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Maceió, Fortaleza, São Luís, Recife, Aracaju, Salvador, Campo Grande e DF seguem com a vacinação de adolescentes.

Macapá e João Pessoa interromperam a aplicação em jovens. Teresina, Curitiba e Cuiabá ainda não começaram a vacinar a faixa etária.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra