close

PIB dos EUA supera expectativas e cresce 2,4% no 2º trimestre, mesmo com alta dos juros

PIB dos Estados Unidos registra crescimento em ritmo anualizado de 2,4% no segundo trimestre, mesmo após o aperto monetário recente

Vista de NY

Crescimento acima do esperado alimenta dúvidas sobre rumo dos juros na economia norte-americana | Foto: Getty Images

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 2,4% no segundo trimestre de 2023, segundo estimativa inicial divulgada nesta quinta-feira, 27, pelo Departamento de Comércio do país. O resultado ficou acima da mediana de expectativas de analistas, de alta de 1,8%.

A leitura inicial mostra aceleração da economia americana em relação ao primeiro trimestre de 2023, quando o PIB dos EUA teve expansão anualizada de 2%. O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 2,6% no segundo trimestre, perdendo força depois de avançar 4,1% no primeiro trimestre. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, aumentou 3,8% entre abril e junho, após alta de 4,9% no trimestre anterior.

Saiba mais

O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central dos EUA. Ontem, após a nova alta dos juros nos Estados Unidos, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que os indicadores econômicos desde a última reunião, em junho, vieram conforme esperado. Segundo ele, a força da economia americana é positiva, mas também pode levar a mais inflação, o que traria novas ações do Fed.

Jerome Powell disse que o banco central americano ainda não tomou uma decisão sobre a próxima reunião de política monetária e seguirá monitorando os dados para definir a trajetória de juros.

Ele não descartou uma possível nova elevação da taxa básica em setembro, mas também disse que é possível mantê-la. Para ele, a política monetária já está “restritiva”.

PIB dos Estados Unidos: encomendas de bens duráveis crescem 4,7% em junho

As encomendas de bens duráveis nos Estados Unidos subiram 4,7% em junho ante maio, a US$ 302,5 bilhões, segundo dados publicados nesta quinta-feira, 27, pelo Departamento do Comércio do país.

O resultado veio bem acima da expectativa dos analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 0,7%.

O dado de maio ante abril foi revisado, de avanço de 1,7% antes informado para alta de 2,0%. Excluindo-se o setor de transportes, as encomendas de bens duráveis subiram 0,6% no período. Já sem a categoria de defesa, houve crescimento de 6,2%. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra