Vacinação no País terá 43,8 milhões de doses em junho
Com novos lotes, Plano Nacional de Imunização (PNI) volta a vacinar profissionais da educação e população geral por faixa etária
29/05/2021A confirmação deste sábado da entrega de mais 5,9 milhões de doses da vacina de Oxford aos Estados, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), traz mais otimismo ao calendário de vacinação em junho contra a covid-19.
De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), está prevista a distribuição de 43,8 milhões de doses de imunizantes no próximo mês.
Esse total será formado por 20,9 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz; 6 milhões da Coronavac (do Instituto Butantan); 4 milhões da Oxford/AstraZeneca pelo consórcio Covax Facility; 842 mil da Pfizer pelo Covax Facility e 12 milhões da Pfizer.
Com as 5,9 milhões de doses entregues no sábado, serão 46 milhões de vacinas entregues pelo consórcio. A previsão é que, até o início de julho, a Fundação Oswaldo Cruz entregue mais 16 milhões de doses, totalizando 62 milhões.
Segundo o governo federal, o programa prevê a vacinação em junho de profissionais da educação, forças de segurança e salvamento e de trabalhadores do transporte coletiva.
Em alguns Estados, como em São Paulo, a vacinação dos grupos mencionados já se iniciou. Na terça-feira, 1º de junho, os trabalhadores do Porto de Santos serão vacinados em SP.
Vacinação por faixa etária
A vacinação por faixa etária, para a população em geral, seguirá a ordem decrescente. Como os idosos (60 anos +) já foram imunizados, o ministério pretende vacinar as pessoas de 18 a 59 anos.
O esquema de vacinação terá início pelos mais velhos (59 anos). Os municípios terão a flexibilidade de pactuar com os Estados a aceleração da imunização nos grupos do PNO e nas faixas etárias, caso complete segmentos. (Agência Brasil)