close

Conheça as praias que receberam a Bandeira Azul no Brasil

Prêmio certifica que praias adotam critérios de gestão ambiental, qualidade da água, segurança, turismo sustentável e responsabilidade social

Praia do tombo Guaruja

Praia do Tombo, no Guarujá, a única de São Paulo com a Bandeira Azul | Foto: Divulgação

O Brasil ampliou em mais de 40% o número de praias e marinas certificadas com a Bandeira Azul, a maior premiação global dedicada à gestão ambiental desses atrativos turísticos.

Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. A bandeira Azul atesta que as praias adotam critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.

Uma praia pode ser eleita para ter a Bandeira Azul se for oficialmente uma área de banho com pelo menos um ponto de coleta para análise de qualidade de água. O nome e as fronteiras da praia devem ser reconhecidos oficialmente, podendo estar localizada em águas costeiras/marinhas ou interiores.

A certificação de bandeira azul é entregue pela ONG dinamarquesa Foundation For Environmental Education (FEE). O objetivo da premiação é classificar os locais turísticos e conscientizar a população sobre as praias com melhor preservação e mais indicadas para visitas. Santa Catarina foi o Estado mais destacado na temporada 2022-23, com 18 praias, enquanto São Paulo teve apenas uma – a Praia do Tombo, no Guarujá.

Os critérios avaliados são: educação e informação ambiental – com no mínimo cinco atividades de educação ambiental ao público durante a temporada; qualidade da água – baseada nas normas e legislação internacional e nacional; gestão ambiental – cumprindo leis de conservação, que também se estendem a dunas e trilhas e segurança/serviços – avaliação dos riscos, prestação de primeiros socorros e atendimento a necessidades especiais.

Em 2021-22, o País já tinha alcançado um total de 20 praias na lista, com nove entrando na mais atual, sendo seis de Santa Catarina, duas do Rio de Janeiro e uma do Ceará. Alagoas, Bahia e Espírito Santo também estão presentes.

Além dos critérios pré-estabelecidos, as praias também devem ser acessíveis a todos, sem exclusão por idade, raça, gênero, dentre outras características – de forma gratuita a menos que seja parte de Unidade de Conservação catalogada no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Conheça agora quais foram as escolhidas para o prêmio Bandeira Azul em 2022:

Praias brasileiras com a Bandeira Azul:

Praia do Tombo – Guarujá/SP
Praia Grande – Governador Celso Ramos/SC
Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Ilha do Frade – Salvador/BA
Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú/SC
Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú/SC
Praia de Piçarras – Balneário Piçarras/SC
Praia do Peró – Cabo Frio/RJ
Praia de Guarajuba – Camaçari/BA
Praia de Itacimirim, Camaçari/BA
Praia da Saudade (Prainha) – São Francisco do Sul/SC
Praia do Forte, São Francisco do Sul/SC
Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas/SC
Praia de Mariscal – Bombinhas/SC
Praia da Conceição, Bombinhas/SC
Praia Grande, Penha/SC
Praia da Bacia da Vovó, Penha/SC
Praia da Sereia, Vila Velha/ES
Praia do Sossego, Niterói/RJ
Praia do Patacho, Porto de Pedras/AL

Marinas:

Marina Costabella – Angra dos Reis/RJ
Marinas Nacionais – Guarujá/SP
Iate Clube de Santa Catarina (sede centro) – Florianópolis/SC
Marina Kauai – Ubatuba/SP
Marina Tedesco – Balneário Camboriú/SC
Marina Itajaí, Itajaí/SC

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra