close

Queda relâmpago no mercado europeu foi erro de trader do Citigroup

Citigroup divulga que erro em transação que fez bolsas da europa despencarem foi cometido por um de seus traders e corrigido em seguida

Flash crash

Erro na insersão de dados no sistema causou ‘flash crash’ que derrubou índices de ações na Europa | Foto: Getty Images

A “queda relâmpago” ( flash crash) nos mercados europeus na segunda-feira, 2 de maio, levou vários índices a cairem bruscamente, provocando alarme entre os investidores em um dia em que as negociações estavam fracas devido a feriados em todo o mundo.

A negociação foi temporariamente interrompida em vários mercados pouco antes das 8h no horário de Londres,, depois que algumas ações europeias despencaram abruptamente sem que ninguém confirmasse o motivo.

Saiba mais

As ações nórdicas foram as mais atingidas, com o índice de ações Estocolmo da Suécia (OMX 30) caindo até 8%,e depois fechou a sessão em baixa de 1,9%.

Outros mercados europeus também despencaram por um breve período. O gigante bancário dos EUA Citigroup assumiu a responsabilidade pelo acidente.

“Na segunda-feira, um de nossos traders cometeu um erro ao inserir uma transação. Em poucos minutos, identificamos o erro e corrigimos”, disse um porta-voz do Citi à CNBC.

Os mercados europeus encerraram a sessão de segunda-feira fortemente mais baixos à medida que os investidores reagiram à queda e digeriram dados econômicos fracos da China e da Alemanha.

O pan-europeu Stoxx 600 negociou marginalmente mais baixo na tarde de terça-feira, à medida que os participantes do mercado monitoravam as principais decisões sobre as taxas de juros em todo o mundo.

O que é Flash Crash

Uma queda relâmpago (flash crash) refere-se a uma queda extremamente acentuada no preço de um ativo seguido de uma rápida recuperação no mesmo dia.

Eles geralmente ocorrem ao longo de alguns minutos e são muitas vezes causados por um erro de negociação ou um erro chamado “dedo gordo” — quando alguém pressiona a chave errada do computador para dados de entrada.

Empresas de comércio de alta frequência têm sido culpadas por uma série de quedas nos últimos anos.

Em janeiro de 2020, o trader de futuros de alta frequência Navinder Singh Sarao foi condenado a um ano de prisão domiciliar por ajudar a desencadear uma breve queda de US$ 1 trilhão na bolsa de valores uma década antes.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra