close

Rio Tâmisa volta a ter peixes e até tubarões

Rio declarado morto em 1957 registra aumento da presença de peixes e animais marinhos, mas mudanças climáticas preocupam os especialistas

Rio Tâmisa

Relatório revela que o Rio Tâmisa, em Londres, tem mais de 100 espégies de peixes | Foto: Getty Images

Recuperar rios mortos como o Tietê e o Pinheiros parece um sonho irrealizável, mas um estudo mostrou que o Rio Tâmisa, em Londres, declarado morto em 1957, voltou a registrar a presença de cavalos-marinhos, enguias, focas e até tubarões.

O relatório sobre o Tâmisa, liderado pela Sociedade Zoológica de Londres, destaca mudanças desde que o rio foi declarado “biologicamente morto” há mais de seis décadas.

O rio tem registrado um aumento na presença de diferentes espécies de aves e mamíferos marinhos e habitats naturais desde a década de 1990, segundo reportagem da BBC.

No entanto, várias espécies de peixes encontradas nas áreas de maré do Tâmisa apresentaram um leve declínio nos últimos tempos, segundo especialistas que estão preocupados com a reversão da tendência de recuperação da vida no rio.

Cientistas da conservação disseram que mais pesquisas são necessárias para determinar a causa, mas há evidências de que as mudanças climáticas aumentaram a temperatura da hidrovia de Londres em 0,2 graus centígrados por ano, disse o estudo. O aumento da temperatura fez com que os níveis de água na maré do Tâmisa aumentassem desde 1911.

O nível do mar em Silvertown também tem subido 4,26 mm por ano desde 1990, mostra o relatório.

Rio Tâmisa tem mais de 100 espécies de peixes, inclusive tubarões

O relatório diz que diferentes espécies de tubarões vivem no Tâmisa e há mais de 100 espécies de peixes no rio.

O estudo acrescenta que tendências de curto prazo revelaram que a qualidade da água melhorou, com concentrações de oxigênio dissolvidas mostrando um aumento de 2007 a 2020.

Alison Debney, um dos responspaveis pelo estudo, afirma que os estuários são ecossistemas negligenciados e ameaçados. Segundo ele, a recuperação do rio é importantes na luta para mitigar as mudanças climáticas e construir um futuro melhor para o planeta e para a população.

O estudo indica que os níveis de oxigênio estão melhorando, mas os nitratos do esgoto estão piorando. Mas a grande preocupação é com os efeitos das mudanças climáticas. O nível do mar está aumentando 4mm por ano e a temperatura do Tâmisa está aumentando 0,2C por ano.

O relatório destaca a importância do Túnel Tâmisa Tideway, também conhecido como super esgoto de Londres, previsto para ficar pronto em 2025.

O sistema de esgoto de 24km de comprimento vai capturar 39 milhões de toneladas de esgoto não tratado que atualmente são jogados no Tâmisa todos os anos.

O sistema de esgoto terá um impacto significativo na qualidade da água, garantindo um ambiente muito mais saudável para a vida selvagem sobreviver e florescer, dizem as autoridades.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra