Risco de interferência do 5G cancela centenas de voos nos Estados Unidos
Mais de 200 voos foram cancelados e cerca de 500 enfrentaram atrasos nos EUA devido ao risco de interferência da telefonia 5G nos equipamentos dos aviões
19/01/2022Companhias aéreas de vários países, inclusive do Brasil, anunciaram o cancelamento de voos para os Estados Unidos, temendo riscos à segurança da navegação aérea por causa da interferência da telefonia móvel 5G, que começou a funcionar no país nesta quarta, 19.
As dez maiores companhias aéreas dos Estados Unidos alertaram para o risco de a inauguração dos serviços de telefonia móvel 5G em áreas próximas a aeroportos gerar interferência nos voos.
As empresas temem que os sinais de 5G em banda C perturbem os sistemas de navegação dos aviões, principalmente os utilizados em situações de mau tempo.
Empresas como a American Airlines, Delta e United Airlines, entre outras, pedem intervenção das autoridades para evitar perturbação operacional nos voos.
O problema poderia afetar especialmente o Boeing 777, uma aeronave de longo alcance e fuselagem larga.
No Brasil, a Latam disse que precisou retirar seu Boeing 777, com capacidade para 410 passageiros, de alguns voos programados entre Brasil e Estados Unidos. A empresa subtituiu a aeronave pelo modelo Boeing 787 na rota Guarulhos-Miami e o Boeing 767 no percurso Guarulhos-Nova York.
De acordo com a empresa, quatro voos devem ser afetados. Alguns passageiros precisaram ser acomodados em voos programados para outras datas.
Até a tarde desta quarta-feira, ao menos 219 voos com destino ou origem nos EUA (incluindo voos domésticos) foram cancelados, de acordo com a empresa de monitoramento aéreo FlightAware. O número de voos com atraso passava de 500.
Adiamento do serviço de 5G não evita cancelamentos de voos
Os cancelamentos ocorreram mesmo depois de as operadoras de telefonia móvel AT&T e Verizon concordarem em adiar o novo serviço de telefonia móvel nas áreas dos aeroportos dos EUA. A Administração Federal de Aviação (FAA, a Anac americana) liberou várias aeronaves para voar em aeroportos com o sinal 5G, mas o Boeing 777 não consta na lista.
A FAA teme que a faixa banda C do 5G possa interferir nos altímetros de rádio, que ajudam os pilotos em caso de baixa visibilidade. A administração permitirá que aviões com altímetros precisos continuem operando, mas o que têm equipamentos mais antigos estão proibidos de fazer desembarques em condições de baixa visibilidade.
A AT&T e Verizon disseram que seu equipamento não interferirá nos aparelhos eletrônicos dos aviões, mas os funcionários da FAA viram um possível problema, e as empresas de telecomunicações concordaram em adiar enquanto a instalação enquanto a questão é resolvida. (Com agências)