Safra Report: investimentos em renda fixa seguem na preferência em dezembro
Investimentos em renda fixa no Brasil continuam sendo a preferência do comitê de alocação Banco Safra, para todos os perfis de investidores
05/12/2023A atividade mundial deverá arrefecer em 2024 com os efeitos defasados do ciclo de aumento da taxa de juros e o fim de impulsos temporários em alguns países. O ritmo de crescimento econômico abaixo do potencial consolidará o processo desinflacionário e permitirá o início da normalização da política monetária no mundo.
Enquanto a taxa de juros no Brasil segue seu curso de queda, a atratividade da renda fixa pós-fixada cai, abrindo espaço para alocação em outras classes de investimento que se beneficiam do movimento nos juros, como em ativos indexados à inflação.
Neste cenário, o Banco Safra manteve a visão “positiva e cautelosa” para os mercados em dezembro. O relatório com recomendações de investimentos Safra Report não promove mudanças nas alocações sugeridas na virada do mês. Segundo o Safra, as opções de investimento em renda fixa brasileira continuam sendo a preferência do comitê de alocação, sendo dominante em todas as carteiras, tanto na dos investidores ultraconservadores quanto nas dos dinâmicos.
Renda fixa segue atrativa
O Safra Report destaca que a classe de ativo inflação, principalmente nos títulos que remuneram o investidor pela variação da inflação acrescida de uma taxa prefixada – conhecidos como “IPCA+”, continuam como boas oportunidades de investimento através do mercado primário ou secundário.
O Comitê de Alocação do Safra destaca opções com boa classificação de risco, isentos de imposto de renda (CRIs, CRAs e Debêntures Incentivadas) e com duração aproximada de 7 anos.
Adicionalmente, o comitê continua vendo nas ações brasileiras boas oportunidades, principalmente em função do caminho de redução das taxas de juros locais em curso. No entanto, ressalta que a implementação de uma alocação em ações deve ser feita de forma cautelosa, buscando diversificação entre diferentes estratégias.
De forma geral, o Safra orienta alocação de um terço da posição através da estratégia conhecida como long only – que significa comprada em ações – e dois terços através de
estratégias de long biased – que tem um viés de estar comprado, mas pode proteger as posições através do uso de mecanismos de defesa – ou operações estruturadas com capital protegido.
Fundos imobiliários, fundos de Multimercado e alocações internacionais, que são as demais classes de ativos presentes n portfólio do Safra, apresentam um conjunto de oportunidades e riscos que ajudam no equilíbrio e diversificação dos investimentos, segundo o Safra Report.
“Apesar da predileção do comitê por determinadas classes, a diversificação de investimentos é sempre o melhor caminho, preferencialmente através de assessoria especializada”, destaca o safra Report.
Opções de investimento devem levar em conta o perfil de cada investidor
A avaliação do perfil de investidor nos ajuda a entender três aspectos fundamentais:
- 1) Capacidade para investir, considerando o equilíbrio entre renda, despesa, poupança e reservas atuais,
- 2) Tolerância às oscilações nos valores dos investimentos e
- 3) Conhecimento e experiência com investimentos.
A combinação ponderada desses aspectos classifica o investidor em um dos quatro perfis abaixo:
Ultraconservador
Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, existe espaço para diversificação por meio de Renda Fixa e Fundos Multimercado. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.
Conservador
Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, existe espaço para a diversificação além da Renda Fixa e Fundos Multimercado, adicionando uma parcela de investimentos em Renda Variável Local e ativos internacionais
Moderado
Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercados podem ser predominantes na alocação
para potencializar a expectativa de retorno esperado. Pensamento de longo prazo é importante para este investidor
Dinâmico
Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em busca de maiores potenciais de retornos. Poderá haver maior exposição à Renda
Variável, Fundos Imobiliários e Internacional, com o objetivo de potencializar retornos diferenciados. O foco no longo prazo é muito importante para este investidor.