Opções de investimento para cada perfil de investidor no atual cenário de juros
Relatório do Safra sugere leve redução no nível de risco das carteiras de investimento e traz recomendações para ultraconservadores e arrojados
08/05/2024O Comitê de Alocação do Banco Safra ajustou as recomendações de investimentos, tendo em vista o novo cenário de diminuição no ritmo de corte dos juros no Brasil e taxas em patamares altos por mais tempo do que era esperado especialmente nos Estados Unidos. As recomendações para cada perfil de investidor estão no Safra Report, o relatório mensal de investimentos referente ao mês de maio. O informe traz as melhores opções de investimento disponíveis no portfólio do Safra.
Os especialistas do Safra enxergam como adequada uma leve redução no nível de risco das carteiras de investimento, diminuindo a alocação em fundos multimercado e aumentando a parcela de investimentos em Renda Fixa, principalmente na classe Pós-Fixada.
Este movimento tem como objetivo dois principais fatores, segundo o Comitê de Alocação do Safra:
- (i) Servir como um amortecedor para a volatilidade que os mercados devem sofrer e
- (ii) Servir como caixa para se aproveitar das distorções de preço que surgem ao longo do caminho, pois são em momentos de incerteza e volatilidade que o investidor se vê diante das melhores oportunidades do mercado, principalmente na classe de Inflação, com títulos pagando taxas maiores que IPCA+ 6% ao ano de juros reais.
Segundo o Comitê, os investidores devem levar em conta que investimentos que acompanham a variação da taxa básica de juros vão ficar menos atrativos. E o retorno de 1% ao mês, com baixo risco potencial e liquidez imediata, ficou no passado.
Três classes de ativos com alto potencial de retorno são destacados: (1) Renda Fixa Inflação; (2) Renda Variável Local e (3) Fundos de Investimento Imobiliário.
Na Renda Fixa Inflação, o Comitê destaca as opções de investimento remuneradas pela variação da inflação acrescida de uma taxa prefixada (IPCA+) com prazos próximos a 7 anos, especialmente as isentas de imposto de renda.
Na Renda Variável Local, a preferência é por operações estruturadas de capital protegido e estratégias de investimentos com algum mecanismo de proteção (estratégia conhecida como long bias).
Os Fundos de Investimento Imobiliários têm destaque na recomendação de alocação por se beneficiarem, além da queda das taxas de juros, da percepção de melhora na atividade econômica local.
O Comitê do Safra destacamos a importância de se investir em ativos internacionais e na classe Multimercado, que segundo o banco são de fundamental importância para a construção de um portfólio mais eficiente. “Além de diminuir o risco de concentração em apenas um país ou estratégia, essas classes possibilitam que o investidor consiga capturar oportunidades em diversos mercados”, destaca o Safra Report. O documento destaca a importância da diversificação de investimentos, evitando concentrações significativas em um único produto ou classe de ativo.