Saque Aniversário do FGTS já liberou mais de R$ 20 bi em empréstimos
Desde 2020, mais de 16 milhões de pessoas aderiram à modalidade, que possibilita juros menores. Veja como aderir ao benefício
17/11/2021O governo federal informou nesta quarta-feira, 17, que 16,1 milhões de trabalhadores aderiram ao Saque Aniversário do FGTS (como usar o benefício).
Isso possibilitou que R$ 20,2 bilhões fossem liberados via operações de crédito com essa garantia.
Saiba mais
- Como usar o Saque Aniversário do FGTS para conseguir empréstimo com juros de 1,99%
- Sol Copérnico oferece empréstimo com garantia do FGTS para compra de kit solar
- Trabalhador poderá usar FGTS para comprar ações da Eletrobras
Os números foram divulgados pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida.
Lançado em 2020, o Saque Aniversário do FGTS permite a retirada de parte do saldo da conta – seja ela ativa ou inativa – do Fundo de Garantia, anualmente, no mês de aniversário.
Recentemente, a modalidade passou a ser usada também como garantia em empréstimos, garantindo juros menores a quem precisa de dinheiro.
“Hoje, pela primeira vez nos últimos 20 anos, o trabalhador do setor privado tem acesso a juros menores que consignado dos servidores públicos”, disse Sachsida, durante coletiva de imprensa para comentar a nova grade de parâmetros da Secretaria de Política Econômica (SPE).
Com essa opção de empréstimo, o cliente pode obter o valor que necessita e o pagamento das parcelas é anual, mediante débito direto na(s) conta(s) vinculada(s) do FGTS.
“Esse é um apenas um exemplo de ganhos que se obtém quando consegue melhorar uso econômico das garantias”, completou Saschida.
Como aderir ao Saque Aniversário do FGTS
Para optar pela modalidade, o beneficiário deve entrar na seção correspondente, no site do FGTS (por este link), ou via aplicativo, disponível para smartphones e tablets.
Após se cadastrar, o sistema permite que o cidadão simule o valor ao qual terá direito e informa o período para saque, de acordo com o mês de seu próprio aniversário.
A migração para a modalidade não é obrigatória. Quem não fizer a opção, permanecerá na sistemática do saque-rescisão.
Os trabalhadores que optarem pelo Saque Aniversário do FGTS até o último dia do mês de seu aniversário poderão receber o valor no mesmo ano de opção. (Com AE)