close

Setor de serviços cresce enquanto indústria pisa no freio

Banco Safra faz ajuste na carteira de renda fixa, considerando cenário de aceleração da curva de juros e a crise hídrica

Investidor olha tela

Carteira de Renda Fixa do Banco Safra para o mês de novembro teve três alterações | Foto Getty Images

Dados da atividade econômica referentes a agosto apontam crescimento no setor de serviços e queda na indústria e no varejo.

Serviços prestados às famílias, que compõe o setor de serviços, subiu 4,1% vs. julho, favorecido pela retomada da mobilidade em meio ao avanço da vacinação.

A indústria de transformação teve sua terceira queda consecutiva em agosto (-0,7% vs. julho) e a perspectiva continua negativa para os próximos meses, levando em conta os efeitos da falta de alguns insumos na cadeia produtiva e o maior custo de produtos.

Saiba mais

O setor varejo ampliado surpreendeu negativamente o mercado e registrou queda de 2,5% vs. julho., possivelmente por conta dos níveis de desemprego e inflação em alta, comprometendo a renda familiar.

A inflação, por sua vez, segue pressionada pelos reajustes nas tarifas de energia elétrica e no preço de combustível. O efeito da crise hídrica nos reservatórios demanda maior geração das termelétricas, uma fonte mais cara e que utiliza combustível fóssil, encarecendo o preço ao consumidor final.

O preço do combustível tem sido puxado pela maior demanda internacional, por conta do reaquecimento da economia, e no lado da oferta, produtores de petróleo retomam progressivamente o fornecimento da commodity.

Abra sua conta

Abertura da curva de juros afeta indústria, varejo e serviços

O Copom elevou a taxa Selic em 1,5 ponto percentual para 7,75% ao ano e sinalizou uma nova alta da mesma magnitude diante da deterioração das expectativas de inflação.

Soma-se a este cenário, as incertezas quanto ao cumprimento do teto de gastos, o que traz forte volatilidade para os ativos de renda fixa. A variação do índice IMA-B ficou negativo na última semana e no acumulado de outubro.

Os juros DI tiveram forte abertura no final de outubro, em decorrência das expectativas da inflação para os próximos anos. A abertura da curva foi mais intensa nos vencimentos mais curtos – mais afetada pela política monetária.

A “reprecificação” do risco do país pelo mercado afeta os ativos de dívida corporativa, observado nos spreads em relação às curvas de juros.

Cenário econômico leva a mudança da carteira de ações recomendadas pelo Banco Safra

A Carteira de Renda Fixa do Banco Safra para o mês de novembro teve três alterações: entrada dos ativos ENMI21 (Companhia Energética Miranda), ENEV32 (Eneva) e CMIN11 (CSN Mineração), e saída das debêntures RUMOB3 (Rumo), TBLE26 (Engie) e XNGU17 (Xingu Rio).

Com relação aos setores, o Safra incluiu a geração termelétrica – segmento essencial para a economia nesse período de crise hídrica – e mineração, cujo preço da commodity e a demanda externa elevou o faturamento das companhias mineradoras.

Em geração hídrica, a opção do Safra foi por uma controlada da Engie, que possui boa estratégia de comercialização de energia e tem diversificado seus ativos recentemente.

O Safra manteve o setor de telecomunicação e sucroalcooleiro. Em telecomunicação, o destaque é o Leilão do 5G, considerado um marco no setor e com potencial para destravar R$163 bilhões de investimentos em 20 anos, caso todos os lotes sejam vendidos.

No agro, o preço do açúcar no mercado externo tem se mantido em patamares mais elevados, em razão de uma redução na oferta pelo Brasil, e o preço do etanol deve ser sustentado pela paridade com a gasolina, apesar de uma possível redução no consumo.

Nas últimas semanas, foi possível perceber uma abertura acentuada nas taxas indicativas de grande parte das debêntures negociadas no mercado secundário.

Esse movimento reflete a abertura das curvas de juros frente às incertezas no campo fiscal e risco inflacionário, causando desvalorização nos preços dos ativos de renda fixa. O spread dos papéis de curto e médio prazo foram os mais pressionados.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra