Taylor Swift acelerou o ritmo da economia brasileira, segundo o IBGE
Números do IBGE confirmam que a turnê da cantora Taylor Swift deu impulso ao setor de serviços prestados às famílias no Brasil
16/01/2024Os serviços de jurídico, de alojamento e de alimentação, além dos shows da Taylor Swift, alavancaram a economia de serviços em novembro do ano passado, na ótica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), anunciada nessa terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
No caso da cantora norte-americana, os shows ajudaram a recuperar segmento de serviços prestados às famílias, dentro da pesquisa, segundo o IBGE. Em comunicado sobre a pesquisa, o IBGE detalhou que houve alta em serviços profissionais, administrativos e complementares (1,0%), em novembro de 2023 ante outubro.
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Essa foi a segunda maior influência para compor a alta de 0,4% no volume de serviços em novembro ante outubro, atrás apenas do impacto positivo do segmento “outros serviços”, no resultado total da atividade.
“Nesse segmento [de serviços profissionais] os destaques foram as atividades jurídicas e as empresas de cartões de desconto e programas de fidelidade”, detalhou Rodrigo Lobo, gerente da PMS, no informe.
Taylor Swift mostra peso da atividade cultural na economia
Além disso, continuou ele, os serviços prestados às famílias tiveram avanço de 2,2% em novembro ante outubro. Essa expansão, notou o técnico, recuperou perda registrada em outubro de 2023 ante setembro do ano passado, quando o segmento amargou queda de 1,8%, na PMS.
“Nesse mês [de novembro de 2023], a maior influência veio da alta de alojamento e alimentação, mas também houve avanço em outros serviços prestados às famílias, impulsionado, especialmente, pelo crescimento da atividade de espetáculos teatrais e musicais, em função dos shows da cantora Taylor Swift no país”, informou o técnico no comunicado sobre a pesquisa.
Paul MaCartney e Roger Waters contribuem para impulsionar serviços
Shows da cantora americana Taylor Swift, além de shows de outros artistas, como Paul McCartney e Roger Waters, impulsionaram a economia de serviços como um todo no país em novembro. Além de alavancar segmentos específicos de serviços prestados às famílias, dentro da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), também conduziu a um impacto positivo de “transbordamento” na atividade, nas palavras de Rodrigo Lobo, gerente da PMS.
Na prática, o “transbordamento” é quando o deslocamento de pessoas para ida aos shows, que ocorreram em diferentes Estados brasileiros, levou a saldos positivos não somente em segmentos de espetáculos, dentro da PMS – mas de alojamento, restaurantes, e até transportes, pontuou ele.
Em novembro do ano passado, foram quatro shows da cantora Taylor Swift no país, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP). Além disso, ocorreram quatro shows do cantor Roger Waters, em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), e São Paulo (SP) e um do cantor Paul McCartney no Rio.
“Claro que [com os shows] você tem um fluxo maior de pessoas, e isso se reflete em restaurantes, em aplicativos de transporte e em outros” disse Lobo. Ou seja: o pesquisador frisou que o efeito positivo dos shows, na atividade de serviços, vai além de impacto favorável somente no segmento de espetáculos, dentro da PMS.
O IBGE não abre o segmento específico de espetáculos, dentro da pesquisa de serviços. Mas outros campos, dentro da pesquisa, podem ser usados para mensurar efeito positivo dos shows na economia de serviços, em novembro de 2023 no país. É o caso de serviços prestados às famílias, com alta de 2,2% ante outubro; e serviços de alojamento e de alimentação, com alta de 1,5% em novembro ante outubro. São as maiores altas, respectivamente para cada setor, desde setembro de 2023 e de julho de 2023 (2,5%) quando foram de 2,6% e de 2,5%. “O que podemos dizer é que com fluxo de pessoas que vão para os shows isso acaba movimentando toda uma gama de atividades de serviços” disse.