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Tesla faz recall de 12 mil veículos por falha de piloto automático

Fabricante chama donos de veículos para troca de peça que pode disparar aviso falso de colisão frontal e acionar freios de emergência

Tesla

A Tesla disse que o problema foi motivado por uma desconexão de comunicação de software entre dois chips | Foto: Getty Images

A fabricante americana de veículos elétricos Tesla está convocando um recall de cerca de 12 mil veículos vendidos desde 2017 nos Estados Unidos por causa de um erro de comunicação que pode causar um falso aviso de colisão frontal ou ativação inesperada dos freios de emergência, informou a agência americana de segurança do trânsito nesta terça-feira, 2.

A montadora da Califórnia disse que o recall de 11.704 veículos Model S, X, 3 e Y foi solicitado pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) após uma atualização de software em 23 de outubro para veículos em sua versão 10.3 Full-Self Driving (FSD).

FSD é um sistema avançado de assistência ao motorista que lida com algumas tarefas de condução, mas a Tesla diz que ele não torna os veículos autônomos.

A agência de segurança de trânsito disse que a Tesla “desinstalou o FSD 10.3 depois de receber relatos de ativação inadvertida do sistema automático de frenagem de emergência” e, em seguida, “atualizou o software e lançou a versão FSD 10.3.1 para os veículos afetados”.

A agência disse que continuará suas conversas com a Tesla para garantir que qualquer defeito de segurança seja prontamente reconhecido e resolvido.

Recall da Tesla foi convocado após falha do piloto automático

O recall foi confirmado depois que a agência reguladora perguntou à Tesla no mês passado por que não havia emitido um recall para abordar as atualizações de software feitas em seu sistema de assistência ao motorista do piloto automático para melhorar a capacidade dos veículos de detectar veículos de emergência.

A Tesla disse que o problema foi motivado por uma desconexão de comunicação de software entre dois chips, o que provocou um problema que poderia produzir “detecções negativas de velocidade de objeto quando outros veículos estão presentes”.

Se o sistema automático de frenagem de emergência for ativado inesperadamente em trânsito, pode aumentar o risco de colisão traseira. A empresa disse que não foi informada sobre acidentes ou lesões relacionadas ao problema.

O chefe executivo da Tesla, Elon Musk, tuitou sobre o FSD: “Vendo alguns problemas com 10.3, entamos voltando para 10.2 temporariamente. Por favor, note, isso é esperado com o software beta.”

Tesla disse que, em 29 de outubro, mais de 99,8% dos veículos tinham instalado uma atualização e nenhuma ação adicional é necessária.

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