close

Vacinação pode atrasar no Rio de Janeiro e em São Paulo

Capitais alegam redução e atraso nas entregas de lotes de imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde

Vacinação de jovens

Jovens podem ter calendário alterado nos dois estados, que não receberem o número de doses previsto no PNI | Foto: Getty Images

O Rio de Janeiro, que vive explosão de casos da variante delta, só tem estoques para o cumprimento do calendário de vacinação contra covid-19 até o fim da manhã desta terça-feira, 10.

A previsão de hoje é a vacinação para o grupo com 25 anos, sendo mulheres na parte da manhã e homens à tarde. A repescagem é destinada a pessoas com deficiência, com mais de 50 anos ou mais, gestantes e puérperas com 18 anos ou mais, à tarde.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que a continuidade do calendário depende do cumprimento do cronograma de entregas de vacinas feito pelo Ministério da Saúde, que está atrasado.

A capital fluminense está com 88% dos leitos ocupados por pacientes de covid-19 no Estado.

A capital deve atrasar reabertura prevista para 2 de setembro por conta do atraso das aplicações.

Entrega reduzida da Pfizer pode atrasar calendário de adolescentes

Em São Paulo, a vacinação de adolescentes prevista para a semana que vem também pode atrasar. A razão é a entrega reduzida de doses da vacina da Pfizer pelo Ministério da Saúde. O imunizante é o único autorizado para a faixa entre 12 e 18 anos.

Segundo secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, o corte de 50% no envio de vacinas da Pfizer pelo Governo Federal ao estado de São Paulo pode alterar o início da imunização de adolescentes que possuem deficiências, comorbidades, gestantes e puérperas, inicialmente prevista para começar em 18 de agosto.

De acordo com o governo paulista, a pasta descumpriu um acordo de compensações firmado no começo do mês com o ministério.

São Paulo diz ter entregue mais doses da Coronavac para o Programa Nacional de Imunização para receber lote de imunizantes da Pfizer suficiente para o grupo prioritário de jovens entre 12 e 18. O estado recebeu 228 mil doses a menos do imunizante, metade do que precisa para cumprir essa etapa da campanha.

O governo de São Paulo orienta os jovens de 12 a 18 anos a se cadastrarem de qualquer forma para a vacinação. O cadastro pode ser feito por este link.

Brasil tem mais da metade da população vacinada com a primeira dose

De acordo com dados registrados pelo consórcio de veículos de imprensa às 20h desta segunda, 9, foram 46.150.415 de doses aplicadas, no Brasil, o que corresponde a 21,79% da população.

A primeira dose foi aplicada em 107.949.359 pessoas, o que corresponde a 50,98% da população.

Somando a primeira, a segunda e a dose única, são 154.099.774 doses aplicadas no total.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra