close

Vendas de veículos devem crescer 6% em 2024, com menos juros e mais crédito

Média diária de vendas de veículos em dezembro chegou a 12,4 mil unidades, melhor resultado em quatro anos, segundo dados da Anfavea

REdação

Em 2024, os emplacamentos devem totalizar 2,450 milhões, alta de 6,1% em comparação a 2023 | Foto: Getty Images

As vendas de veículos em dezembro totalizaram 249 mil unidades, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No total, a média diária de vendas no mês foi de 12,4 mil unidades, o melhor resultado mensal em quatro anos.

A Anfavea explicou que o bom momento de vendas foi puxado pelas locadoras, que emplacaram 75 mil veículos no mês, 30 mil a mais do que a média do ano, assim como as promoções dos eletrificados antes da volta do imposto de importação.

Saiba mais

As locadoras estão mais cautelosas com compras de veículos em 2024 diante do fraco momento para o seminovo, que tem pressionado os resultados ao elevar o impacto da depreciação no balanço.

Questionado sobre a perspectiva para a compra de locadoras neste ano, Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, disse que o segmento deve continuar importante. “Apostamos ainda em crescimento neste mercado”, disse.

Ele acrescentou que a compra de locadoras subiu de 2019 para cá mesmo diante dos impactos da pandemia. “Houve crescimento, mas ainda assim a frota das locadoras tem agora uma idade média maior do que tinha”, disse, sinalizando que as empresas devem apostar em renovação.

Vendas de veículos tendem a crescer nos próximos meses

“As vendas fortes em dezembro podem impactar janeiro e fevereiro. Mas de regra continuamos apostando nas locadoras. Mesmo com mercado estável, haverá renovação de frota”, disse.

Diante da dificuldade da indústria automotiva de produzir carros na pandemia, as locadoras acabaram se vendo obrigadas a deixar sua frota envelhecer. Com isso, a idade média nas líderes, que rondava os oito meses, atualmente ultrapassa os 13 meses.

A Anfavea manteve as estimativas para 2024 de produção, exportação e emplacamento de autoveículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) em 2024.

A associação, entretanto, atualizou os dados de 2023 e, com isso, os percentuais deste ano contra o anterior foram alterados.

Em 2024, os emplacamentos devem totalizar 2,450 milhões, alta de 6,1% contra 2023. A projeção anterior era expansão de 7%.

As exportações devem atingir 407 mil unidades, aumento de 0,7%. Segundo a estimativa anterior da entidade, a alta seria de 2%.

Já a produção esperada foi mantida em 2,470 milhões, crescimento de 6,2%. A Anfavea esperava expansão de 4,7%. (Valor Econômico)

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra