close

Apagão em SP, RJ e MG foi causado por falha em Furnas

Falta de energia em municípios de três estados foi causada por falha em subestação de Rio das Ostras, segundo informação de Furnas

estação apagada

Falha na subestação de Furnas que fica localizada no município carioca de Rio das Ostras foi a causa do apagão | Foto: Getty Images

Uma falha na subestação de Furnas que fica localizada no município carioca de Rio das Ostras foi a causa do apagão de cerca de uma hora registrado no sábado, 18, em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Com a ocorrência, não foi possível entregar energia para a distribuidora que atende a região, a Enel, o que afetou a prestação de serviços. Os problemas foram relatados a partir de 21h20 e foram normalizados por volta de 22h30.

Subsidiária da Eletrobras, Furnas informou que está analisando as causas do ocorrido. “As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos dessa subestação. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento para a distribuidora”, explicou a estatal, referindo-se à Enel, que atende o Estado do Rio de Janeiro com exceção da capital.

Furnas informa que apagão foi causado por perturbação na rede de transmissão

Em nota, a Enel informou que a perturbação na rede de transmissão de Furnas “causou interrupção no fornecimento de energia em parte da região dos Lagos, Macaé, Cantagalo e Teresópolis”.

Segundo a concessionária, o fornecimento teria sido normalizado para todos os clientes às 22h32.

A Energisa apontou ainda que, por ter afetado as supridoras Light e Enel, a ocorrência gerou impactos na prestação de serviços a cerca de 60 municípios de Minas Gerais e à Nova Friburgo, no Rio.

Luz voltou às 22 horas de sábado

Segundo a empresa, a pane teve início às 21h21 deste sábado e o sistema foi sendo restabelecido de forma gradativa, até a situação ser normalizada por volta de 22h para 100% dos municípios atendidos pela concessionária.

“A equipe da Energisa continua acompanhando a situação, de prontidão 24 horas, e em contato com as supridoras e o ONS (Operador Nacional do Sistema), que é responsável pela análise do que ocasionou a ocorrência”, acrescentou.

O Operador Nacional do Sistema não soube informar imediatamente sobre o acidente, mas disse que vai divulgar uma nota ainda neste domingo, 19. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra