close

Produção industrial cresce em nove estados

Aumento na produção em novembro foi liderado por Bahia e Rio Grande do Sul. Média nacional cresceu 1,2%

Trabalhador utilizando moedor em fábrica

Em São Paulo, maior parque industrial do Brasil, houve crescimento de 1,5%, ante outubro | Foto: Getty Images

Pesquisa do IBGE mostra que a produção industrial brasileira cresceu em nove estados, além da região nordeste como um todo, em novembro de 2020.

As informações são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, realizada pelo instituto. O IBGE analisou ao todo 15 locais.

Em São Paulo, maior parque industrial do País, houve um avanço de 1,5%, que foi puxado principalmente por veículos e máquinas e equipamentos.

Os demais aumentos ocorreram na Bahia (4,9%), Rio Grande do Sul (3,8%), Amazonas (3,4%), Região Nordeste (2,9%), Santa Catarina (2,8%), Ceará (1,7%), Rio de Janeiro (1,6%), Paraná (1,2%) e Minas Gerais (0,6%).

Houve perdas na produção industrial no Pará (-5,3%), Mato Grosso (-4,3%), Pernambuco (-1,0%), Espírito Santo (-0,9%) e Goiás (-0,9%).

Na média global, a indústria nacional avançou 1,2% em novembro ante outubro.

Produção industrial acima do pré-pandemia

A produção industrial já superou o patamar de fevereiro, no pré-pandemia, em oito dos 15 locais pesquisados.

Em novembro, a produção industrial nacional operava 2,6% acima do pré-pandemia.

Em São Paulo, o maior parque fabril do País, a produção industrial rodava 6,0% além do nível de fevereiro. No entanto, a produção industrial paulista ainda opera 17,2% abaixo do pico alcançado em março de 2011.

Os demais locais com ganhos em relação a fevereiro foram Amazonas (com produção 14,9% superior ao pré-pandemia), Santa Catarina (9,5%), Ceará (7,5%), Minas Gerais (6,2%). Paraná (5,9%), Rio Grande do Sul (5,2%) e Pernambuco (1,8%).

Os sete locais ainda com perdas em novembro ante o patamar de fevereiro foram Nordeste (-0,4%), Goiás (-1,8%), Bahia (-2,6%), Pará (-4,5%), Rio de Janeiro (-4,9%), Mato Grosso (-10,3%) e Espírito Santo (-11,8%).

Em outubro, havia nove locais acima do patamar pré-pandemia. Em novembro, o Pará deixou o grupo que contabilizava ganhos desde fevereiro, após três meses seguidos de perdas na produção industrial regional.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra