close

Comércio fica estável após seis meses de alta

IBGE aponta que as vendas do comércio varejista pararam de crescer em novembro após expansão desde junho

Mulher escolhe roupas em loja

Após pandemia, vendas do comércio já cresceram mais de 30% até novembro, aponta pesquisa / Foto: Getty Images

Após seis meses consecutivos de crescimento com ganhos acumulados de 32,2%, o volume de vendas do comércio varejista nacional na passagem de outubro para novembro de 2020 ficou estável.

As vendas caíram 0,1% em novembro, frente a outubro, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com novembro de 2019, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 3,4% em novembro de 2020, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira, 15.

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,2% no ano e alta de 1,3% em 12 meses. No varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,6% em novembro em comparação a outubro, na série com ajuste sazonal.

Na comparação com novembro de 2019, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 4,1% em novembro de 2020. Nesse confronto, as projeções do mercado variavam de uma elevação de 3,40% a 7,0%, com mediana positiva de 4,8%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 1,9% no ano e redução de 1,3% em 12 meses.

Setores que mais cresceram

Dos oito segmentos do comércio varejista pesquisados, cinco apresentaram crescimento em novembro.

Houve crescimento em Livros, jornais, revistas e papelaria (5,6%), Tecidos, vestuário e calçados (3,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,0%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,6%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%).

As perdas ocorreram em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,2%), Combustíveis e lubrificantes (-0,4%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,1%).

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas cresceram 0,6% em novembro ante outubro. O volume vendido pelo setor de Veículos, motos, partes e peças subiu 3,5%, enquanto o de Material de construção encolheu 0,8%. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra