close

Instalações residenciais de energia solar crescem 2.000% no Brasil

Segundo Ministério de Minas e Energia, crescimento ocorreu nos últimos três anos. Capacidade instalada se equipara à de Itaipu

Painel de energia solar sobre telhado de casa com cidade ao fundo

Segundo o ministério, País também registra aumento de 200% na energia solar centralizada (usinas solares) no período | Foto: Getty Images

Com quase 50% da matriz energética composta por fontes renováveis, o Brasil viu as instalações residenciais para geração de energia solar crescerem 2.000% nos últimos três anos.

A conta envolve os sistemas de painéis em telhados de casas e prédios com fim residencial.

Saiba mais

Além disso, o País também registra aumento de 200% na energia solar centralizada (usinas solares) no período. Atualmente, a capacidade instalada brasileira é de 10 GW (gigawatts).

As informações foram dadas pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Paulo César Domingues, em entrevista à TV Brasil.

“Isso equivale a 70% da capacidade instalada de Itaipu”, disse Domingues.

De acordo com integrante da pasta, o País tem hoje 48% de sua matriz energética composta por fontes renováveis, sendo que a média mundial, segundo Domingues, está em 14%.

Quando considerada somente a eletricidade, a fatia da matriz sobe para 85%, contra 20% da média global.

Para além da energia solar

Embora o Brasil ainda seja muito dependente de hidrelétricas (85% de energia elétrica têm fonte hídrica), o País vem diversificando a matriz, afirmou Domingues.

Exemplo disso, de acordo com o secretário, é a expansão da energia eólica.

Hoje, são mais de 700 usinas instaladas em todo o Brasil, com destaque para a Região Nordeste, cuja posição geográfica a favorece nesse sentido.

Sendo assim, a energia proveniente dos ventos é responsável por 11% da matriz energética brasileira. (Com Agência Brasil)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra