close

Capitão Kirk de Star Trek vai ao espaço como astronauta de primeira viagem

William Shatner, o Capitão Kirk da série Star Trek, viu pela primeira vez o espaço que só via nos cenários, desta vez pela janela da nave de Jeff Bezos; Assista

Shatner é recepcionado por Bezos ao deixar a cápsula após a viagem ao espaço | Foto: Reprodução

O ator William Shatner, o capitão Kirk de Star Trek, viajou hoje em um foguete de verdade pela primeira vez para se tornar o homem mais velho a ir para o espaço, aos 90 anos. Ele foi um dos quatro integrantes da segunda tripulação civil a viajar com a Blue Origin de Jeff Bezos. O voo foi um sucesso, comemorou a empresa.

O foguete partiu às 10h30 (horário de Brasília) para o voo terá cerca de 10 minutos de duração. Shatner superou a marca de Wally Funk, de 82 anos, que esteve no primeiro voo de Bezos.

O ator afirmou em entrevista na semana passada que estava aterrorizado em ir ao espaço. A declaração foi durante participação na Comic Con de Nova York.

“Estou pensando. Vou subir em um foguete e o nosso melhor palpite é que deve dar certo? Eu estou aterrorizado. Eu sou o Capitão Kirk e estou aterrorizado”, brincou.

Shatner deixa a cabine e é recepcionado por Jeff Bezos | Foto: Reprodução

Ao lado do ator William Shatner participaram da missão Audrey Powers, vice-presidente de missão e operações da Blue Origin, Chris Boshuizen, cofundador da empresa de satélites Planet Labs e Glen de Vries, cofundador da empresa de sotware Medidata.

Primeiro voo ao espaço do Capitão Kirk será registrado em documentário

Nas redes sociais, a Blue Origin divulgou informações sobre a missão e sobre o treinamento da tripulação da NS-18 no Launch Site One.
.
“Eles estão aprendendo o que esperar no dia do lançamento. Isso inclui passar por simulações de voo completas em nosso treinador de alta fidelidade da cápsula de tripulação”, informou a empresa.

A cápsula New Shepard é a mesma usada em julho por Jeff Bezos e outras três pessoas.

Como no voo anterior, a NS-18 ultrapassou a Linha de Kármán, que fica 100 km acima do nível do mar, limite convencionado para definir o início do espaço. O trajeto é considerado um voo suborbital.

O voo Blue Origin foi gravado para um documentário que foi rejeitado pela Discovery e agora está sendo negociado pela equipe de Shatner com outros possíveis interessados.

Bezos lançou seu primeiro voo civil da Blue Origin em 20 de julho, quando ele embarcou na espaçonave com seu irmão, Mark Bezos, o adolescente holandês Oliver Daemen, e a piloto de teste, Wally Funk.

Shatner comentou sobre o lançamento espacial de Bezos e a recente corrida espacial bilionária para iniciar o turismo espacial.

Capitão Kirk e tripulação
O Capitão Kirk com os demais integrantes da tripulação da NS-18 no Launch Site One | Foto: Divulgação

“Eu sei que há um argumento a ser feito sobre a popularização das viagens espaciais, e eu conversei com muitos viajantes para o espaço que estão animados para chegar a Marte”, disse ele à NBC.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra