close

Número de fumantes cai, mas cigarro ainda mata oito milhões por ano

Cerca de 20 milhões de pessoas abandonaram o cigarro nos últimos dois anos segundo a OMS, que pede mais empenho contra o tabagismo

cigarro

A redução do número de fumantes no mundo em dois anos foi de apenas 1,5% segundo a OMS | Foto: Getty Images

O número de fumantes vem caindo nos últimos anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2020, o total de fumantes no mundo ficou em 1,3 bilhão de pessoas. Dois anos antes eram 1,32 bilhão, ou seja, cerca de 20 milhões de pessoas abandonaram o cigarro.

A redução em dois anos foi de apenas 1,5% segundo a OMS, que pediu mais esforço dos países para intensificar medidas de controle para reduzir o vício em tabaco.

Segundo a OMS, o número de fumantes deve diminuir para 1,27 bilhão até 2025, indicando uma redução de cerca de 50 milhões de usuários de tabaco em um período de sete anos, mesmo com o aumento da população global.

O relatório mostrou que, embora quase um terço da população global com mais de 15 anos tenha usado produtos de tabaco em 2000, espera-se que apenas cerca de um quinto o faça até 2025.

“É muito encorajador ver menos pessoas usando tabaco a cada ano”, disse o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comunicado.

Mas, segundo ele, ainda existe um longo caminho a ser percorrido, e as empresas de tabaco “continuarão a usar todos os truques para defender os lucros gigantescos com a venda de seus produtos mortais”.

Cigarro mata mais de oito milhões de fumantes por ano

Estima-se que o uso de tabaco mate mais de oito milhões de pessoas a cada ano, a maioria delas diretamente devido ao seu próprio uso de tabaco, enquanto 1,2 milhão delas são não fumantes expostos à fumaça (fumantes passivos), de acordo com os números da OMS.

O relatório adverte que o número anual de mortes deve continuar subindo por algum tempo, mesmo com o declínio do uso de tabaco, “porque o cigarro mata seus usuários e pessoas expostas às suas emissões lentamente”.

O relatório saudou que 60 países estão hoje a caminho de reduzir o uso de tabaco em 30% entre 2010 e 2025. Quando a OMS publicou seu último relatório sobre as tendências globais do tabaco, há dois anos, apenas 32 países estavam no caminho certo para fazê-lo.

O relatório pede aos países que ampliem o uso de medidas reconhecidas para reduzir o uso de tabaco, incluindo a aplicação de proibições de publicidade, o aumento dos avisos de saúde sobre os pacotes de cigarros, o aumento dos impostos sobre o tabaco e a assistência àqueles que querem parar.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra