close

Os melhores livros de 2021 sobre política, segundo o Financial Times

Lista organizada pela publicação econômica traz 15 títulos de destaque no ano, incluindo uma obra sobre o governo brasileiro

Xícara com vários livros empilhados ao lado, alusivo aos melhores livros de 2021

Além da análise sobre o Brasil, estão na seleção de melhores livros de 2021 obras sobre China, EUA, Índia e Rússia | Foto: Getty Images

O Financial Times (FT), um das principais publicações sobre economia no mundo, divulgou uma lista com os melhores livros de 2021 sobre política.

Entre os 15 selecionados está um título sobre o Brasil e a conjuntura que se formou desde as eleições presidenciais de 2018.

Além da análise sobre o governo brasileiro, estão na seleção de melhores livros de 2021 obras sobre China, Estados Unidos, Índia e Rússia. Todos os títulos estão disponíveis na língua inglesa.

Melhores livros de política em 2021 segundo o Financial Times

Oportunidades no Século 21

  • There Is Nothing for You Here: Finding Opportunity in the 21st Century (Não há nada para você aqui: Encontrando oportunidades no século 21)

    Escrito por Fiona Hill, que foi diretora sênior para a Rússia na Casa Branca durante o governo de Donald Trump. O livro traz memórias de Hill, incluindo detalhes de como Trump lidou com os líderes estrangeiros e sua “inveja autocrata”. Além disso, o livro também conta a jornada da autora, nascida no Reino Unido, até chegar a Washington. Sua experiência lhe dá uma visão particular das forças sociais e econômicas que impulsionam o aumento do populismo nos Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.
    Link para compra.

O Brasil na Era Bolsonaro

  • Beef, Bible and Bullets: Brazil in the Age of Bolsonaro (Carne, Bíblia e Balas: O Brasil na Era de Bolsonaro)

    Ex-editor do Financial Times para América Latina, a obra de Richard Lapper traz detalhes sobre como é a vida no Brasil sob a gestão do presidente Jair Bolsonaro. Ele detalha sua ideologia e as bases sociais de seu apoio, apontados por ele como sendo “a carne, a bíblia e as balas”.
    Link para compra.

A grande estatégia da China

  • The Long Game: China’s Grand Strategy To Displace American Order (O Longo Jogo: A grande estratégia da China para deslocar a ordem americana)

    Enquanto EUA e China caminham para uma nova guerra fria, Rush Doshi busca explicar como Pequim trabalha um plano de longo prazo para substituir Washington como a nação mais poderosa do mundo. Segundo o FT, é bem embasado com pesquisas profundas e fontes primárias. O fato de que Doshi é conselheiro sobre a China do governo de Joe Biden significa que o livro também é valioso como um guia para o pensamento americano atual sobre sua rivalidade crescente com a China.
    Link para compra.

Migração em massa

  • Move: The Forces Uprooting Us (Movimento: As Forças que nos Desenraizam)

    A crise na fronteira sul da Estados Unidos e os fluxos de refugiados para a Europa trazem questionamentos sobre até que ponto a migração em massa molda a política e a economia global. Apesar dos apelos em partes do oeste para interromper o fluxo de pessoas, Parag Khanna vê a migração em massa como inevitável e bem-vinda. Mas seu trabalho também contém previsões sombrias sobre o quanto a migração será forçada pela mudança do clima.
    Link para compra.

O futuro da Rússia

  • Navalny: Putin’s Nemesis, Russia’s Future? (Navalny: Nemesis de Putin, o futuro da Rússia?)

    Escrito por Jan Matti Dollbaum, Morvan Lallouet e Ben Noble. A obra traça um perfil sobre o oponente do presidente Vladimir Putin mais relevante a surgir da Rússia em 20 anos. Apesar de sua coragem extraordinária, Navalny atraiu sua cota de críticos – tanto da esquerda progressista quanto da direita nacionalista.
    Link para compra.

Como consertar o mundo

  • Go Big: How To Fix Our World (Vá Longe: Como consertar o nosso mundo)

    Ex-líder do Partido Trabalhista do Reino Unido, o autor Ed Miliband usou sua derrota eleitoral em 2015 para repensar sua abordagem à política, argumentando que as pessoas agora estão famintas por grandes soluções para o que parecem ser problemas avassaladores. Em uma série de podcasts de sucesso – e agora um livro – ele se envolve com pensadores, muitas vezes trabalhando em nível local, que propõem soluções radicais para uma série de problemas, desde mudanças climáticas até moradias populares.
    Link para compra.

Nacionalismo hindu

  • Modi’s India: Hindu Nationalism and the Rise of Ethnic Democracy (Índia de Modi: Nacionalismo hindu e ascensão da democracia étnica)

    Definido pelo FT como “o estudo mais abrangente da Índia de Modi até o momento”, a obra traz uma visão sombria da direção do país. Christophe Jaffrelot, professor do King’s College London, argumenta que a Índia se tornou uma “democracia étnica” na qual muçulmanos e cristãos são efetivamente cidadãos de segunda classe. O projeto nacionalista hindu de Modi, em sua opinião, esvaziou efetivamente instituições. A conclusão é que a democracia está escorregando para o autoritarismo.
    Link para compra.

Águia caída

  • Eagle Down: The Last Special Forces Fighting the Forever War (Águia Caída: As últimas forças especiais lutando na guerra para sempre)

    No ano em que os EUA se retiraram do Afeganistão, o livro escrito por Jessica Donati tem uma ressonância particular. Seus relatos de perto das operações das forças especiais dos americanas no Afeganistão traz ao leitor detalhes do caos e da tragédia do conflito e dos custos humanos envolvidos.
    Link para compra.

A guerra das palavras

  • The War of Words: A Glossary of Globalization (A Guerra das Palavras: Um glossário da globalização)

    Obra de Harold James, professor da Universidade Princeton, dos EUA, investiga as origens intelectuais de conceitos-chave nos argumentos sobre a globalização e ilumina o debate no processo.
    Link para compra.

O fim da velha ordem internacional

  • Aftershocks: Pandemic Politics and the End of the Old International Order (Tremores Secundários: Política pandêmica e o fim da velha ordem internacional)

    Com o contexto trágico da pandemia de covid-19, o livro escrito por Colin Kahl e Thomas Wright é baseado em relatórios e análises originais. A argumentação deste que está entre os melhores livros de 2021 gira em torno de como a pandemia reformulou a política global, acelerando o movimento em direção ao confronto entre a China e os EUA e destacando o colapso da cooperação internacional.
    Link para compra.

Roleta vermelha

  • Red Roulette: An Insider’s Story of Wealth, Power, Corruption and Vengeance in Today’s China (Roleta Vermelha: A história de riqueza, poder, corrupção e vingança de um insider na China de hoje)

    O longo boom econômico na China criou muitas fortunas enormes. Mas os bilionários chineses também são vulneráveis. Nesse sentido, Desmond Shum conta a história de sua ascensão à riqueza e a repentina prisão de sua ex-mulher e sócia de negócios. Ao fazer isso, ele puxa o véu sobre a interseção entre poder e riqueza na China. De acordo com o FT, o livro se assemelha a um thriller e se tornou um best-seller.
    Link para compra.

Legado imperial

  • Empireland: How Imperialism Has Shaped Modern Britain (Empireland: Como o imperialismo moldou a Grã-Bretanha moderna)

    Em uma época em que o legado imperial da Grã-Bretanha é mais uma vez um assunto de controvérsia pública, a presença desta obra entre os melhores livros de 2021 sobre política é de grande valia. O relato de Sathnam Sanghera, um ex-escritor do FT, é ao mesmo tempo pessoal e acadêmico, abordando questões como o papel da Grã-Bretanha no comércio de escravos e as conexões entre império e multiculturalismo.
    Link para compra.

Assassinato político

  • Do Not Disturb: The Story of a Political Murder and an African Regime Gone Bad (Não perturbe: A história de um assassinato político e um regime africano que deu errado)

    De Michela Wrong, a obra selecionado para os melhores livros de 2021 é uma biografia profundamente pesquisada e altamente crítica de um dos líderes mais elogiados da África: Paul Kagame, de Ruanda. Wrong acusa o líder ruandês de orquestrar o assassinato de oponentes exilados e questiona seu histórico econômico e seu papel nos eventos que levaram ao genocídio ruandês.
    Link para compra.

A invasão do Capitólio

  • Peril (Perigo)

    Os EUA e o resto do mundo estiveram atônitos em 6 de janeiro de 2021, quando uma multidão pró-Trump invadiu o Capitólio americano, em um esforço para derrubar o resultado da eleição presidencial. O livro escrito por Bob Woodward e Robert Costa é um primeiro rascunho da história, seguindo o método usual de Woodward de recriar eventos meticulosamente por meio de testemunho de pessoas dos bastidores.
    Link para compra.

Nascido na escuridão

  • Born in Blackness: Africa, Africans and the Making of the Modern World, 1471 to the Second World War (Nascido na Escuridão: África, os africanos e a construção do mundo moderno, de 1471 à Segunda Guerra Mundial)

    Obra de Howard W French, o livro é uma reformulação da história do mundo moderno que coloca a África e os africanos no centro da história. French destaca que a ascensão do Ocidente ao domínio global foi possibilitada pela exploração da África – e, acima de tudo, pelo comércio de escravos. Ele relata a destruição de sociedades africanas complexas e a escala e brutalidade da escravidão. Conforme o Financial Times, o livro foi saudado como uma “obra-prima” por Peter Frankopan, professor de história global da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
    Link para compra.

Saiba mais

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra