close

Estação Internacional faz manobra para evitar choque com lixo espacial

Agência Russa, que há poucos dias testou um míssil antissatélite no espaço, denunciou que um pedaço de foquete dos EUA forçou manobra da ISS

Lixo espacial

ISS foi obrigada a manobrar por causa do lixo espacial de um veículo de lançamento norte-americano | Foto: Getty Images

A Estação Espacial Internacional (ISS) teve que se desviar, nesta sexta-feira (3), do fragmento de um veículo de lançamento dos Estados Unidos (EUA), informou o chefe da agência espacial da Rússia. Trata-se de mais um de uma série de incidentes nos quais detritos espaciais exigiram a reação de astronautas.

Os apelos para o monitoramento e a regulamentação do lixo espacial aumentaram desde que a Rússia realizou um teste de míssil antissatélite no mês passado. O teste criou um campo de detritos em órbita, que autoridades dos EUA disseram poder representar riscos às atividades espaciais durante anos.

Dmitry Rogozin, chefe da agência espacial russa Roscosmos, afirmou que a ISS foi obrigada a manobrar por causa do lixo espacial de um veículo de lançamento norte-americano, colocado em órbita em 1994.

A Roscosmos disse que, durante a manobra não programada, realizada pelo controle da missão, a órbita da estação baixou 310 metros durante quase três minutos para evitar o contato.

Rogozin acrescentou que a manobra não afetará o lançamento planejado do foguete Soyuz MS-20, do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, no dia 8 de dezembro, e seu atracamento na ISS.

Os detritos espaciais consistem artes de veículos de lançamento descartados ou de espaçonaves, que flutuam pelo espaço e podem colidir com satélites como a ISS.

Estação espacial dá 15 voltas por dia na Terra a 400 quilômetros de altitude

Em artigo publicado no Financial Times, Anders Fogh Rasmussen, ex-secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), afirmou que a destruição russa do satélite no mês passado criou o risco de transformar o espaço em um ferro-velho.

A estação espacial encontra-se em órbita da Terra a uma altitude de aproximadamente 400 quilômetros, sendo utilizada para experiências científicas.

O laboratório espacial começou a ser montado na órbita terrestre em 1998 e terminou oficialmente em 8 de julho de 2011.

A estação viaja a uma velocidade média de 27,7 mil quilômetros por hora, completando 15,7 voltas na Terra por dia. Ela tem sido mantida com tripulações de número não inferior a três astronautas desde 2 de novembro de 2000. (Com Agência Brasil)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra