close

Cade aprova fusão entre Unidas e Localiza mediante venda de 70 mil veículos

Negócio foi anunciado em setembro de 2020 e era um dos casos mais sensíveis do órgão antitruste. Nova empresa valerá R$ 48 bi

Pátio da Localiza, que vai comprar a Unidas, com carros enfileirados embaixo de toldo verde

Conselheiros do Cade viram problemas no acordo firmado, alegando que ele não seria suficiente para reduzir possíveis riscos concorrenciais decorrentes da operação | Foto: Divulgação/Localiza

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira, 15, a fusão entre Unidas (LCAM3) e Localiza (RENT3) em julgamento apertado, por 3 votos a 2. A operação foi aprovada devido a um acordo de vendas firmado entre o Cade e as empresas.

Votaram pela aprovação da operação a relatora, Lenisa Prado, o conselheiro Luiz Hoffmann e o presidente do órgão, Alexandre Cordeiro.

Saiba mais

A conselheira Paula Azevedo e o conselheiro Sérgio Ravagnani viram problemas no acordo firmado, alegando que ele não seria suficiente para reduzir possíveis riscos concorrenciais decorrentes da operação.

Sendo assim, as empresas se comprometeram a vender mais de 70 mil veículos para aprovar a operação, conforme apurou o Estadão.

Além disso, segundo o acordo firmado, a marca Unidas será vendida, e não cedida temporariamente, como chegou a ser cogitado durante a instrução do processo. Todos os termos do acordo são sigilosos e não foram divulgados pelo Cade.

As empresas também se comprometeram a vender uma parcela de agências em municípios nos quais os índices de concentração de mercado são mais elevados, além de lojas de vendas de veículos que elas detenham.

Caminho da fusão entre Unidas e Localiza

O caso é um dos mais sensíveis julgados este ano pelo Cade e está em análise pela autarquia antitruste desde o primeiro semestre.

O acordo firmado entre as empresas e o tribunal do órgão é mais duro do que o negociado com a Superintendência-Geral do Cade, área técnica do órgão, que havia sugerido a aprovação da operação ao Tribunal, em outubro.

Fundada pelo ex-secretário de Desestatizações do Ministério da Economia, Salim Mattar, a Localiza anunciou a fusão com a Unidas em setembro do ano passado, o que criaria uma empresa com valor de mercado consolidado de R$ 48 bilhões.

O grupo terá frota consolidada de quase de 470 mil veículos e presença em países como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai. (AE)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra