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GSK recusa oferta da Unilever de US$ 68 bilhões

Ulilever tenta comprar área de produtos de saúde ao consumidor que inclui marcas da GSK como o analgésico Advil e a pasta de dentes Sensodyne

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Oferta recusada era de US$ 57 bilhões em dinheiro e US$ 11,3 bilhões em ações da Unilever | Foto: Getty Images

A GlaxoSmithKline (GSK), quarta maior fabricante de produtos farmacêuticos do mundo, informou que recebeu e recusou três propostas não solicitadas da Unilever para compra da sua área de produtos de cuidados com a saúde, que inclui o analgésico Advil e a pasta de dentes Sensodyne.

A última proposta recebida em 20 de dezembro de 2021 foi para um valor total de aquisição equivamente a US$ 68,3 bilhões, compreendendo US$ 57 bilhões em dinheiro e US$ 11,3 bilhões em ações da Unilever.

A área e produtos de saúde do consumidor é uma associação entre a GSK e a Pfizer, com a GSK detendo a participação majoritária de 68% e a Pfizer 32%.

A GSK rejeitou todas as três propostas feitas com base em que elas subestimavam fundamentalmente o negócio de produtos para a saúde do consumidor e suas perspectivas futuras.

O Conselho da GSK está fortemente focado em maximizar o valor para os acionistas da GSK e avaliou cuidadosamente cada proposta da Unilever. Ao fazê-lo, o Conselho e seus conselheiros avaliaram as propostas relativas às avaliações de planejamento financeiro concluídas para apoiar a proposta de desfusão do negócio em meados de 2022, incluindo a perspectiva de crescimento das vendas.

O negócio de produtos de saúde para o consumidor vem sendo transformado desde 2014 com as integrações bem-sucedidas dos negócios da GSK com a carteira de saúde do consumidor da Novartis em 2015 e o portfólio da Pfizer em 2019.

A transformação também proporcionou uma plataforma para dimensionar e otimizar muitos aspectos do negócio do setor, incluindo o desinvestimento de marcas de menor crescimento, a introdução de um novo modelo de pesquisa e inovação, otimizando a cadeia de suprimentos e a rede de fabricação, além do investimento contínuo em novas plataformas e recursos digitais, de dados e análises.

Isso resultou na criação de um negócio líder global em saúde do consumidor com vendas anuais de US$ 13 bilhões em 2021.

O Conselho da GSK continua focado na execução de sua proposta de desfusão do negócio na área de produtos de saúde, para criar uma nova empresa independente global líder de categorias, o que depende da aprovação dos acionistas, em meados de 2022.

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