close

Haleon, nova empresa da GSK, já nasce com receita de 10 bilhões de libras

Dona da Sensodyne e do Eno, Haleon concluirá o spin-off em meados deste ano com abertura de capital

fábrica de medicamentos

A demanda do setor de saúde do consumidor é de 150 bilhões de libras no mundo | Foto: Getty Images

Depois da fusão com os negócios de produtos de consumo com a Pfizer, a GSK (GlaxoSmithKline) está próxima de concluir o spin-off da nova empresa em meados deste ano com abertura de capital. No dia 22 de fevereiro, a farmacêutica britânica anunciou o nome da nova empresa focada em medicamentos isentos de prescrição (OTC, na sigla em inglês) e em produtos de higiene pessoal, a Haleon.

A Haleon nasce com um faturamento anual de em torno de 10 bilhões de libras, um portfólio com mais de 100 produtos e 23 mil funcionários. O nome, segundo a GSK, é inspirado na fusão das palavras “Hale”, que é uma antiga palavra inglesa que significa “em boa saúde” e “Leon”, que está associada à palavra ‘força’. A nova identidade da marca será implantada em mais de 100 mercados em todo o mundo onde a empresa opera. 

A nova companhia terá um portfólio de classe mundial de marcas globais líderes de categoria, incluindo  Sensodyne, CataflamPro, Advil e Centrum. A demanda do setor de saúde do consumidor é de 150 bilhões de libras no mundo, de acordo com a Haleon.

Segundo Yanir Karp, gerente geral da GSK CH Brasil, que será o responsável pela Haleon no país, o mercado brasileiro tem uma participação relevante e a meta é manter o crescimento de dois dígitos como nos últimos anos. “Como companhia de consumo nosso intuito é crescer acima do mercado, são metas desafiadoras”, disse ao Especialista Karp.

Haleon terá fábrica no Rio e portfólio de mais de 100 produtos

O executivo ressaltou que para isso, a companhia irá manter os investimentos em inovação que nortearam a área na GSK até agora. “Uma das alavancas é a inovação e prova disso é que parte do nosso crescimento de mercado até 2023 virá de produtos inovadores”, disse Karp. “No ano passado, lançamos novas apresentações de produtos já consagrados no mercado, como o Advil 12 horas, e isso deve se manter em 2022.”

No Brasil, segundo o executivo, a empresa conta com um portfólio de mais de 100 produtos mas tem como carro chefe o Eno, Sensodyne, CataflamPro, Advil e Centrum. Marcas que vendem mais de R$ 100 milhões por ano.

A Haleon nasce no país com uma fábrica no Rio de Janeiro e 800 funcionários. “O Brasil é o maior mercado na América Latina e devemos manter essa posição nos próximos anos.”

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra