close

Estados recebem a partir de hoje as vacinas da Índia

Lote de dois milhões de vacinas fabricadas no Instituto Serum chegam ao Rio e começam a ser repartidas para distribuição

Avião chega ao Rio e recebe jatos de água dos bombeiros

Avião da Azul recebe jatos de água dos bombeiros na chegada à base aérea do Galeão / Foto: Agência Brasil

As 2 milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começarão a seguir para os estados na tarde deste sábado, 23.

As vacinas chegaram à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 22h. O avião da Azul, que trouxe as vacinas de Guarulhos, após o desembarque da carga que veio da Índia, foi recebido na pista por um batismo simbólico, com jatos de água lançados pelos bombeiros do Aeroporto Rio-Galeão.

As vacinas prontas foram fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e eram aguardadas desde sábado, dia 16, mas tiverem atraso no envio por questões internas da Índia.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu o lote em solo brasileiro, ao lado dos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria. Também estavam presentes o embaixador da Índia, Suresh Reddy, e a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade.

A encomenda tecnológica prevê 100 milhões de doses para o primeiro semestre.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra