close

Ata do Copom explica a nona alta consecutiva da taxa Selic

No exterior, estão previstos novos dados de inflação no Reino Unido e discurso do presidente do banco central dos Estados Unidos

Fachada do Banco Central do Brasil, em Brasília, de onde será divulgada a Ata do Copom

Ata da reunião do Comitê de Politica Monetária do Banco Central destaca estratégia para conter inflação | Foto: Getty Images

Após uma semana de grandes decisões dos bancos centrais, a agenda econômica dos próximos dias prevê maior movimentação na frente de documentos e indicadores econômicos.

Aqui no Brasil, os destaques são a prévia da inflação, medida pelo IPCA-15, bem como a Ata do Copom e o Relatório de Inflação do Banco Central.

Saiba mais

No exterior, atenção para a inflação no Reino Unido e a taxa básica de juros da China.

Além disso, estão previstos discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), inclusive do presidente da instituição.

Agenda econômica – 21 a 25 de março

Segunda-feira: discurso de Jerome Powell

Entre as atualizações do Relatório Focus, atenção para o nível da Selic esperado para o fim do ano. Na última edição, a mediana subiu para 12,75%, patamar que deve ser alcançado já em maio, segundo o comunicado do Copom.

No exterior, o mercado repercute a decisão de juros do Banco Popular da China. O consenso de mercado não prevê alteração na LPR de um ano, a taxa de referência do país, embora um corte não esteja totalmente descartado.

Além disso, o presidente do Fed, Jerome Powell, discursa em evento sobre o cenário econômico. Os investidores monitoram eventuais sinalizações sobre os próximos passos da instituição, em especial sobre a redução do balanço de ativos.

No calendário corporativo, a JBS e a Nike informam seus resultados após o fechamento do mercado.

Terça-feira: Ata do Copom

O mercado acompanha de perto a publicação da Ata do Copom, com detalhes da reunião que elevou a Selic pela nona vez seguida, para 11,75% ao ano.

Um dos pontos de atenção é o cenário alternativo que foi introduzido pela autoridade monetária, considerando o comportamento da curva futura do preço do petróleo até o fim de 2022.

Entre as empresas, destaques para os balanços de Adobe e Vibra Energia, antiga BR Distribuidora, conhecidos após o pregão.

Abra sua conta

Quarta-feira: Reino Unido

Sai a leitura do índice de inflação do Reino Unido em fevereiro. A expectativa dos analistas é de novo avanço na comparação anual, que iniciou 2022 no maior nível em três décadas.

É para tentar reverter essa situação que o Banco da Inglaterra aumentou juros pela terceira vez seguida.

Já o presidente do Fed,  Jerome Powell, volta a participar de evento público, desta sobre os desafios do mundo digital.

O destaque corporativo pela manhã é o resultado da gigante chinesa de tecnologia Tencent.

Quinta-feira: Relatório de Inflação

O Banco Central divulga o Relatório de Inflação do primeiro trimestre de 2022. O documento apresenta projeções para a inflação em cenários com condicionantes para as variáveis econômicas.

No exterior, temos as prévias para março dos índices de atividade econômica da Markit. São levantados dados sobre as economias dos Estados Unidos, Reino Unido, Zona do Euro e Japão, que podem refletir os primeiros impactos da guerra na Ucrânia.

Sexta-feira: IPCA-15

Fechando a agenda econômica da semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a prévia da inflação em março.

No último levantamento, o índice acelerou para 1%, a maior variação para um mês de fevereiro desde 2016.

Já a Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela o resultado do seu índice de confiança do consumidor em março.

No mês passado, a sondagem seguiu mostrando um nível baixo em termos históricos, mas apontou melhora, com destaque para o aumento da intenção de compras de bens duráveis.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra