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Iguatemi bate recorde de vendas e ganha potencial de valorização

Com sólidos resultados no trimestre, graças à melhoria do varejo com o avanço da vacinação, o Iguatemi tem classificação de compra reforçada

Iguatemi

O Iguatemi tem participações em 15 shopping centers, dois outlets e três torres comerciais, com mais de 720 mil metros quadrados | Foto: Getty Images

Após o sólido resultado alcançado no último trimestre, a Iguatemi (IGTA3) divulgou excelentes números operacionais, beneficiados pela melhoria contínua do desempenho de vendas de seus lojistas, contribuindo para um novo recorde trimestral. Ainda assim, o resultado foi um pouco ofuscado por um fraco desempenho financeiro dado o impacto negativo da marcação a mercado do seu investimento na Infracommerce.

As vendas atingiram R$ 3,3 bilhões, um aumento de 14,8% em relação ao primeiro trimestre de 2019, estabelecendo um novo recorde trimestral para a empresa. Março foi o destaque do trimestre, com crescimento de 23,3% em relação ao mesmo período de 2019.

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O resultado foi atribuído principalmente à melhora contínua nas vendas de seus lojistas, beneficiada ainda pelo fim do uso obrigatório de máscaras em locais fechados em diversas cidades.

Além disso, o SSS (vendas em mesmas lojas) cresceu 14,6% em relação ao primeiro trimestre de 2019, com março registrando um impressionante aumento de 23% em relação ao mesmo mês de 2019. O resultado foi sustentado pelo excelente desempenho de Vestuário e Saúde & Beleza e Diversos que cresceram 31,6% e 20,5%, respectivamente.

Por fim, o SSR apresentou um crescimento expressivo de 48,7% em relação ao 1T19, impulsionado pela redução significativa dos descontos concedidos durante a pandemia devido à melhoria contínua no desempenho de vendas de seus lojistas.

Somente em março, registrou SSR de 54,6% em relação a março de 2019, superando o ajuste do IGPDI para o mesmo período (53,6%). Dessa forma, os números operacionais melhoraram no 1T22, impulsionando a receita total de aluguel de ativos da Iguatemi, que aumentou 37% em relação ao 1T19, para R$ 318 milhões.

Por outro lado, as receitas de estacionamento ainda não se recuperaram totalmente e atingiram R$ 53 milhões no 1T22, queda de 7,0% em relação ao 1T19. A taxa de ocupação manteve sua trajetória ascendente pelo terceiro trimestre consecutivo, atingindo 92,7% no 1T22 (+70bps T/t e +240bps A/a).

Uma das maiores preocupações com o resultado do Iguatemi estava na sua capacidade de melhorar rapidamente sua taxa de ocupação, que é a pior entre as companhias listadas sob a cobertura do banco Safra.

No entanto, a empresa beneficiou de novos contratos assinados no trimestre, mantendo a tendência de crescimento observada nos últimos 9 meses consecutivos. Enquanto isso, a empresa ainda reforçou sua política de preços mais rígida, que deve sustentar níveis mais altos de lucratividade no futuro.

O lucro líquido ajustado da Iguatemi cresceu 3,1% A/A, para R$41 milhões no 1T22. Em suma, o banco Safra mantém a perspectiva positiva para o setor de shoppings, que deve continuar apresentando uma recuperação gradual dos resultados após as perdas sentidas durante a pandemia.

Além disso, o Safra destaca a preferência por shoppings com foco em alta renda, que tendem a ser mais resilientes em períodos de instabilidade econômica, maiores taxas de desemprego e pressão inflacionária sobre a renda média.

Portanto, o Safra reforça a classificação de compra para Iguatemi devido à sua atraente valorização do FFO Yield 2022E de 5,5%, implicando um desconto de ~35% para a Multiplan, o que consideramos excessivo devido aos seus ativos de alta qualidade.

Vale a pena investir em IGTA3?

  • Melhoria das vendas no varejo;
  • Melhoria nos índices de confiança do consumidor;
  • Redução de descontos e provisão para inquilinos;
  • Amadurecimento de novas áreas abertas.

Quais os riscos ao investir em IGTA3?

  • Atraso maior que o esperado para a economia se recuperar, o que pode forçar a IGTA3 a continuar concedendo descontos aos inquilinos, a fim de evitar inadimplência e vacância;
  • O aumento da taxa de juros impactaria a situação financeira da empresa em função das despesas indexadas ao CDI;

Sobre o Iguatemi (IGTA3)

O Iguatemi Empresa de Shopping Centers S/A é uma empresa brasileira de planejamento, desenvolvimento e administração de shopping centers. É uma das principais empresas full-service de shopping centers do país em termos de ABL, e é detentora da marca mais reconhecida do setor (“Iguatemi”).

Possui participações em 15 shopping centers, dois outlets e três torres comerciais, que totalizam aproximadamente 728 mil metros quadrados de ABL total.

Os shoppings estão voltados para o público de classes A e B e estão inseridos nos centros comerciais mais desenvolvidos do Brasil (regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste).

Os principais shopping centers de IGTA3 são: Iguatemi São Paulo, JK Iguatemi, Pátio Higienópolis, Iguatemi Campinas e Iguatemi Porto Alegre – estão entre os dez maiores aluguéis por metro quadrado do Brasil na comparação com os concorrentes com capital aberto. Listada na B3, as ações do Iguatemi são negociadas sob o ticker IGTA3.

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