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Sustentabilidade é a maior tendência da moda

Consumidores estão cada vez mais atentos na escolha das marcas, e buscam responsabilidade ambiental, transparência e práticas éticas

moda sustentável

Consumidor deve pesquisar histórico e objetivos das grifes e preocupar-se com a durabilidade, se quiser contribuir com o planeta | Foto: Getty Images

A sustentabilidade parece ser a tendência mais quente da moda no momento, segundo reportagem do The Wall Street Journal.

Os consumidores, especialmente os mais jovens, esperam cada vez mais das marcas: mais transparência, responsabilidade e ênfase em práticas éticas.

Sustentável, porém, é um termo vago e muito amplo, podendo ser explorado para fins de marketing, objerva o jornal.

Uma marca que vende apenas roupas produzidas localmente feitas de tecido reciclado pode usar a palavra sustentável, mas também pode utilizar produtos químicos nocivos.

“É como dizer que comida é natural, o que também é um conceito muito amplo”, disse ao jornal Kayla Gil, proprietária e curadora da boutique Pipe & Row, de Seattle.

Isso não significa que os compradores que esperam aliviar suas pegadas de carbono devam desistir, mas que eles devem fazer um pouco de lição de casa.

Especialistas incentivam os clientes que esperam fazer compras mais ecológicas a ir além da propaganda e pesquisar o histórico e os objetivos da marca através de artigos e notícias confiáveis e plataformas independentes.

A reportagem cita sites como o stand.earth, de uma organização de vigilância climática, ou a campanha Detox, do Greenpeace, que rastreia o uso de produtos químicos perigosos por marcas de moda.

“Hoje não se pode ter uma marca de moda sem ser responsável”, disse Julie Gilhart, diretora de desenvolvimento da empresa de consultoria de moda Tomorrow Ltd, que trabalha na indústria da moda há mais de 20 anos. “Há muitos níveis diferentes e você precisa se certificar de que existe realmente uma intenção responsabilidade, caso contrário, devemos buscar outra marca”.

O jornal pediu a quatro especialistas para destacar marcas que estão legitimamente lutando pela consciência ecológica e cumprindo suas promessas.

Eliana Gil Rodriguez, da grife Gil Rodriguez, citou a marca Tricot, de Paris, que faz peças clássicas de caxemira reciclada e boa qualidade. “Eu olho para a sustentabilidade do ponto de vista de comprar menos. Tratar roupas como descartáveis é um grande desperdício. Eu me concentro em comprar coisas vintage que já tiveram uma vida e peças novas básicas para usar por um longo tempo”.

Scot Louie, estilista de moda de celebridades, cita a marca Stella McCartney, uma das líderes da moda sustentável.

Kayla Gil, da boutique Pipe & Row, cita a designer Paloma Wool. “Eles fazem um ótimo trabalho de informar seus varejistas e clientes de como tudo é feito”.

Julie Gilhart, consultor de negócios, citou o Studio One Eighty Nine. A grife tem sede em Gana e usa práticas sustentáveis, trabalhando com pequenas comunidades. “Estou sempre procurando autenticidade. Não estou procurando perfeição. Só estou procurando uma intenção autêntica de fazer melhor”.

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