close

Prévia do PIB de 2020 é destaque da semana

Indicadores do varejo, serviços e compilado da atividade econômica são aguardados para agenda desta semana

Pessoa com laptop, bloco de anotações e caneta para marcar eventos de números da agenda semanal

Além dos números, Congresso deve instalar comissão mista para votar o Orçamento de 2021 | Foto: Getty Images

A segunda semana de fevereiro trará importantes indicadores que ajudarão a compor o quadro da economia brasileira em 2020.

Na quarta, 10, e quinta-feira, 11, o mercado conhecerá os números do varejo e dos serviços no país de dezembro.

Já na sexta-feira, 12, será divulgado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, o IBC-Br, mostrando uma aproximação do PIB em 2020.

Vale lembrar que o PIB oficial do país no ano passado será conhecido apenas no mês que vem.

Confira a seguir a agenda prevista para esta semana, com projeções do Banco Safra para cada evento.

Terça-feira: IPCA em janeiro e instalação da CMO

Às 9h, o IBGE irá divulgar a variação do IPCA registrada em janeiro. A expectativa do Safra é de alta de 0,30%, abaixo do 1,35% medido no mês anterior. O motivo da provável desaceleração é a redução das cobranças extras nas contas de luz.

No mesmo dia, é esperada no Congresso a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que não funcionou no ano passado por falta de acordo entre os partidos.

O principal objetivo é votar o Orçamento de 2021, mas a comissão também deve ser palco de discussões sobre temas importantes para o mercado, como a volta do auxílio emergencial e a ampliação do Bolsa Família.

Quarta-feira: números do varejo

Às 9h, iremos conhecer o volume de vendas varejistas registrado em dezembro do ano passado. O Safra projeta que o setor volte a mostrar crescimento na margem, com alta de 0,5%, ficando 8,2% acima de dezembro de 2019.

Na modalidade ampliada, que contabiliza o segmento de veículos e materiais de construção, a expectativa é de alta de 0,3%.

Quinta-feira: número dos serviços e relatório do Fed

Também às 9h, o IBGE irá apresentar o resultado do setor de serviços em dezembro. De acordo com projeção do Safra, deve haver alta de 1,0% ante novembro, e queda de 1,7% contra dezembro de 2019.

Um pouco mais tarde, às 10h30, o governo dos Estados Unidos divulgará a quantidade semanal de novos pedidos de seguro-desemprego. A expectativa mediana do mercado é de 775 mil solicitações, praticamente o mesmo nível do período anterior.

Já às 13h, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) irá enviar ao Congresso dos EUA o seu relatório semestral de política monetária. A atenção dos investidores irá provavelmente recair sobre o discurso do presidente da instituição, Jerome Powell.

Sexta-feira: IBC-Br, com aproximação do PIB em 2020

Às 9h, o Banco Central irá apresentar o resultado do IBC-Br em dezembro. O índice é uma aproximação em base mensal do PIB do país, calculada pelo lado da oferta.

Com isso, será possível ter uma ideia mais precisa do tamanho do recuo da economia brasileira em 2020, ano marcado pela pandemia de covid-19.

Nesse sentido, o Safra estima avanço de 0,8% em relação a novembro, confirmando a rápida recuperação da economia brasileira. O consenso de mercado prevê alta mais moderada de 0,2%.

Antes disso, às 4h da madrugada, está prevista a divulgação do PIB do Reino Unido no 4º trimestre de 2020, que deve mostrar crescimento de 0,5%.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra