Vendas no comércio eletrônico crescem 74%
Índice do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital mostra que faturamento cresceu 83% no ano passado
01/02/2021
Os cartões de crédito Safra contam com benefícios especiais, seja qual for o seu estilo de vida | Foto: Getty Images
Impulsionadas pelo isolamento social necessário pela pandemia, as vendas do comércio eletrônico do varejo cresceram 74% em 2020. Já o faturamento foi ainda melhor e acumulou alta de mais de 83%.
As informações são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust Movimento Compre & Confie.
O comércio eletrônico também foi muito bem em dezembro, registrando alta de 53,83% em relação ao mesmo período de 2019. O faturamento também subiu em 55,74%.
Mesmo com o bom desempenho, dezembro ficou atrás de novembro, quando acontecem as promoções da Black Friday. A queda de um mês para o outro foi de 27,16%.
Em dezembro, a Federação do Comércio de São Paulo (FecomercioSP) estimou que o faturamento do comércio eletrônico no Brasil cresceu 32% em 2020.
Comércio eletrônico por regiões
Ao comparar os dados regionais de faturamento, entre dezembro de 2020 e o mesmo mês do ano anterior, a região Nordeste teve alta de 80%; o Sul do País, 62%; o Sudeste, 51%; o Centro-Oeste, 39%; e o Norte, 36%.
No trimestre de outubro a dezembro de 2020, 18,4% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.
Observa-se uma alta de 0,5 ponto porcentual em relação ao trimestre anterior, em que a porcentagem foi de 17,9%.
Já na comparação com o mesmo período em 2019, houve crescimento de 4,7 pontos porcentuais.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust Movimento Compre & Confie. (Com AE)