close

Via Varejo reforça posição no comércio online

Compra dos papéis é recomendada pelo Banco Safra após dados preliminares do 4º trimestre de 2020

Via Varejo mantém ascensão no comércio eletrônico

Comprometimento da empresa com transformação digital leva potencial de alta no preço das ações a 70% / Foto: Getty Images

Após apresentar números fortes de receitas e rentabilidade em 2020, a Via Varejo mostrou que está seguindo à risca a sua estratégia de transformação digital.

Com isso, os analistas do Banco Safra melhoraram as estimativas para a Via Varejo, recomendando a compra de suas ações.

Segundo os especialistas Guilherme Assis e Felipe Reboredo, o potencial de alta no preço dos papéis da Via Varejo chega a 70% – com preço-alvo de R$ 27.

Confira a análise completa das ações da Via Varejo.

Durante a Black Friday, a companhia apresentou um aumento de 37% nas vendas, atingindo R$ 3 bilhões. O desempenho foi impulsionado pelo crescimento de 99% nas vendas pela internet.

Já as vendas de Natal (de 19 a 25 de dezembro) cresceram mais de 20%. As vendas na operação física ficaram estáveis, enquanto o comércio eletrônico disparou em dezembro, chegando a um aumento de 125%. 

Os fortes dados preliminares levam o Banco Safra a estimar um crescimento total das vendas online no 4º trimestre de 2020 próximo a 107%.

Para os analistas da instituição, o forte ritmo apresentado pela dona de Casas Bahia e Ponto Frio em 2020 evidencia o compromisso da administração com a agenda da transformação digital.

A expectativa é que a empresa entregue uma nova plataforma de vendas pela internet (marketplace) ainda no primeiro semestre deste ano. Assim, a Via Varejo seguirá conquistando mercado em 2021, superando o crescimento do segmento em geral.

Transformação digital

A Via Varejo apresentou uma forte atuação no varejo online no ano passado e continua aprimorando suas ferramentas digitais e renovando a marca.

De acordo com a análise dos especialistas do Safra, o valor da firma para Via Varejo atualmente é apenas 0,6 vez o volume de vendas dela, contra 2,8 vezes no caso de Magazine Luiza, e 1,1 vez no de B2W Digital.

Essa lacuna de quase 80% no múltiplo da Via Varejo em relação ao Magazine Luiza pode ser reduzida à medida que a divisão online continue ganhando participação nas vendas totais da empresa.

Expectativas de crescimento

A equipe de especialistas do Banco Safra aumentou ainda mais as expectativas de crescimento online da empresa em 2020.

As vendas nessa divisão devem ficar próximas a R$ 16 bilhões, contra R$ 14 bilhões estimados anteriormente.

A expectativa dos analistas é que a Via Varejo cresça 2,3 vezes mais que o mercado em 2021, tendo um papel de destaque na evolução do e-commerce no Brasil, ao lado do Magazine Luiza e do MercadoLivre.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra