Via Varejo reforça posição no comércio online
Compra dos papéis é recomendada pelo Banco Safra após dados preliminares do 4º trimestre de 2020
05/01/2021
Comprometimento da empresa com transformação digital leva potencial de alta no preço das ações a 70% / Foto: Getty Images
Após apresentar números fortes de receitas e rentabilidade em 2020, a Via Varejo mostrou que está seguindo à risca a sua estratégia de transformação digital.
Com isso, os analistas do Banco Safra melhoraram as estimativas para a Via Varejo, recomendando a compra de suas ações.
Segundo os especialistas Guilherme Assis e Felipe Reboredo, o potencial de alta no preço dos papéis da Via Varejo chega a 70% – com preço-alvo de R$ 27.
Confira a análise completa das ações da Via Varejo.
Durante a Black Friday, a companhia apresentou um aumento de 37% nas vendas, atingindo R$ 3 bilhões. O desempenho foi impulsionado pelo crescimento de 99% nas vendas pela internet.
Já as vendas de Natal (de 19 a 25 de dezembro) cresceram mais de 20%. As vendas na operação física ficaram estáveis, enquanto o comércio eletrônico disparou em dezembro, chegando a um aumento de 125%.
Os fortes dados preliminares levam o Banco Safra a estimar um crescimento total das vendas online no 4º trimestre de 2020 próximo a 107%.
Para os analistas da instituição, o forte ritmo apresentado pela dona de Casas Bahia e Ponto Frio em 2020 evidencia o compromisso da administração com a agenda da transformação digital.
A expectativa é que a empresa entregue uma nova plataforma de vendas pela internet (marketplace) ainda no primeiro semestre deste ano. Assim, a Via Varejo seguirá conquistando mercado em 2021, superando o crescimento do segmento em geral.
Transformação digital
A Via Varejo apresentou uma forte atuação no varejo online no ano passado e continua aprimorando suas ferramentas digitais e renovando a marca.
De acordo com a análise dos especialistas do Safra, o valor da firma para Via Varejo atualmente é apenas 0,6 vez o volume de vendas dela, contra 2,8 vezes no caso de Magazine Luiza, e 1,1 vez no de B2W Digital.
Essa lacuna de quase 80% no múltiplo da Via Varejo em relação ao Magazine Luiza pode ser reduzida à medida que a divisão online continue ganhando participação nas vendas totais da empresa.
Expectativas de crescimento
A equipe de especialistas do Banco Safra aumentou ainda mais as expectativas de crescimento online da empresa em 2020.
As vendas nessa divisão devem ficar próximas a R$ 16 bilhões, contra R$ 14 bilhões estimados anteriormente.
A expectativa dos analistas é que a Via Varejo cresça 2,3 vezes mais que o mercado em 2021, tendo um papel de destaque na evolução do e-commerce no Brasil, ao lado do Magazine Luiza e do MercadoLivre.

