close

Reduzir ou fatiar escritórios é tendência nas empresas

Companhias optam por trabalho remoto ou por mais de um escritório em diferentes bairros para reduzir deslocamentos de funcionários

Qualicorp

Qualicorp devolveu 12 dos 15 andares que ocupava em sua sede principal, reduzindo o espaço total em mais de dois terços | Foto: AE

Uma tendência no mundo corporativo mostra como as empresas estão se adaptando à nova realidade da pandemia e distanciamento social em São Paulo.

Algumas companhias estão preferindo ter mais de um escritório em diferentes bairros para reduzir a necessidade de deslocamentos dos funcionários.

Segundo Roberto Patiño, diretor da JLL, companhia especializada em propriedades corporativas, esta será uma forma de dar mais segurança aos funcionários e também de economizar com aluguel.

A taxa de disponibilidade de imóveis varia muito entre as regiões de São Paulo – de 1% a 55%, e os preços também variam muito entre os bairros.

Momento de disrupção nas empresas

“Estamos em um momento de disrupção, um processo de aprendizado forte e muito rápido durante a pandemia”, diz Patiño, citando o home office e a descentralização dos escritórios entre as estratégias das empresas.

A administradora de planos de saúde Qualicorp, por exemplo, está testando novas formas de trabalhar com sua equipe de 2,3 mil funcionários.

Uma pesquisa interna mostrou que 98% dos funcionários preferem trabalhar em casa. A empresa devolveu 12 dos 15 andares que ocupava em sua sede principal, reduzindo o espaço total em mais de dois terços. A empresa está criando uma estrutura de trabalho separada, em outro local, denominada “espaço do corretor”, que será dedicada aos vendedores.

Parte dos trabalhadores da Qualicorp vai ficar em casa a maior parte do tempo, com presença no escritório uma ou duas vezes na semana. Equipes de atendimento ao cliente deverão ficar totalmente em trabalho remotos. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra