close

Japão fecha em alta com melhora de expectativas

Investidores ficam apreensivos com os efeitos da pandemia na economia

Índice Nikkei em alta

Índice Nikkei subiu 0,30%, com destaque para as ações de companhias de transporte e montadoras / Getty Images

Os riscos da covid-19 e o tamanho do impacto na economia global seguem no foco dos investidores, no dia em que os Estados Unidos iniciaram a vacinação contra o vírus com a vacina da Pfizer e da BioNTech.

No Japão, o otimismo prevaleceu e o índice Nikkei fechou em alta de 0,30%, em 26,7 mil pontos, com ações de companhias de transporte e de montadoras de automóveis em destaque.

O noticiário local sobre o novo coronavírus aponta que o governo planeja retirar Tóquio e Nagoya como destinos de uma campanha para viagens domésticas, diante da alta da covid-19 nas duas cidades.

A pesquisa Tankan, divulgada pelo Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), mostrou melhora da expectativa entre empresas no país, o que ajudou o humor dos investidores.

Kawasaki Kisen Kaisha, do setor de transportes marítimos de carga, subiu 2,5% e Toyota Motor teve alta de 1,7%.

Negócios na China

Na China, a Bolsa de Xangai registrou ganho de 0,66%, a 3,4 mil pontos. A Bolsa de Shenzhen, de menor abrangência, subiu 1,07%, para 2,3 mil pontos.

No setor financeiro chinês, China Merchants Bank subiu 3,96%, mas Bank of China recuou 0,31%. Air China mostrou queda de 1,16%, enquanto Dongfeng Automobile se destacou, em alta de 10,07%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve baixa de 0,44%, em 26,3 mil pontos. Na Coreia do Sul, o índice Kospi caiu 0,28%, a 2,8 mil pontos, sem impulso.

Na Bolsa de Seul, ações ligadas a viagens e varejo recuaram, enquanto as de transportes marítimos e tecnologia avançaram.

Um novo surto de casos da covid-19 pesou sobre o sentimento, com a Coreia do Sul reportando 718 novos casos da doença na segunda-feira, após ter tido 1.030 no domingo, dia que marcou o maior avanço diário nos casos para a nação asiática desde o início da pandemia.

Em Taiwan, o índice Taiex teve baixa de 0,36%, a 14,2 mil pontos.

Na Oceania, na Bolsa de Sydney o índice S&P/ASX 200 fechou com ganho de 0,26%, a 6,7 mil pontos, mesmo com baixas em algumas ações ligadas a commodities.

Afterpay teve alta de 8,8% e registrou fechamento recorde, com o setor financeiro em geral mostrando força.

( Agência Estado)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra