close

Vacina é eficaz contra nova cepa, dizem cientistas

Variação do coronavírus assusta o Reino Unido e fronteiras são fechadas para evitar que doença se alastre

Vacina

Cientistas garantem que vacinas existentes garantem proteção contra variante do vírus da covid-19 de propagação mais rápida / Foto: Getty Images

Os especialistas da União Europeia chegaram à conclusão de que as vacinas atuais contra o coronavírus permanecem eficazes contra a nova variante da covid-19 detectada no Reino Unido.

“A nova cepa não tem impacto sobre as vacinas, que permanecem igualmente eficazes”, declarou o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, cujo país atualmente ocupa a presidência rotativa da UE.

A nova cepa do SARS-CoV-2, vírus que causa a covid-19, é considerada potencialmente 70% mais transmissível do que a anterior.

Ela foi detectada pela primeira vez no sudeste da Inglaterra em setembro e está rapidamente se tornando a cepa dominante em Londres e outras regiões do país. Especialistas disseram, no entanto, que não parece mais mortal ou mais resistente às vacinas.

Há algumas semanas, a nova cepa era associada a apenas 10% ou 15% dos casos de covid-19 em algumas áreas britânicas; agora, a variante é responsável por 60% dos casos em Londres, segundo o The Guardian.

Os cientistas, no entanto, ainda não conseguiram apontar por que essa mutação do vírus se espalha mais rápido.

A nova cepa britânica tem uma mesma mutação que uma linhagem que está crescendo explosivamente na África do Sul. A variante sul-africana foi responsável por 80% a 90% das infecções recentemente identificadas, levando a uma segunda onda explosiva.

Autoridades sanitárias da Itália detectaram um paciente infectado com a nova cepa do coronavírus registrada no Reino Unido. O caso registrado é de um paciente que retornou do Reino Unido em um voo que aterrissou no aeroporto Fiumicino, em Roma.

Ele e um acompanhante foram postos em isolamento e as autoridades garantem que, junto com outros familiares e contatos próximos, estão todos seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério.

A Itália suspendeu os voos do Reino Unido neste domingo e proibiu a entrada de pessoas que estiveram naquele país nos últimos quatorze dias.

Além da Itália, mais de uma dezena de países decidiram proibir voos procedentes do Reino Unido a partir deste domingo, 20, em uma tentativa de garantir que a nova cepa de coronavírus.

O primeiro país a anunciar a medida foi a Holanda, onde a proibição permanecerá em vigor até 1º de janeiro.

O governo da França determinou um bloqueio de 48 horas a partir da meia-noite deste domingo. O Ministério dos Transportes da Alemanha também indicou que suas restrições valerão a partir da meia-noite, quando o país passará a receber apenas voos de carga britânicos.

(Agência Estado)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra