close

Para um futuro tranquilo, previdência privada

Segurança e vantagem tributária tornam o produto uma boa opção para garantir renda no futuro

Um casal de idosos está feliz em uma varanda, em alusão ao momento da aposentadoria

Quanto mais cedo você começar a programar a sua aposentadoria, maiores são as suas chances de garantir uma renda satisfatória no futuro. / Foto: Getty Images

Investir em previdência privada para a aposentadoria é uma boa escolha para quem quer chegar lá na frente e manter o padrão de vida.

Mas, embora os planos de previdência não sejam uma novidade, seu funcionamento ainda gera muitas dúvidas. Por isso, o nono episódio da série semanal Segunda Eu Invisto, lançado no dia 30 de novembro, foi dedicado ao assunto.

O podcast pode ser ouvido neste link.

A cada dia, mais pessoas entram para o grupo de futuros cidadãos longevos. Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o brasileiro tem uma expectativa média de vida de 76,7 anos. E depender somente da previdência social em um país onde o número de aposentados cresce exponencialmente, é um grande risco.

Por isso, para quem quer chegar à aposentadoria com uma renda garantida, a previdência privada aparece como opção segura.

A especialista de investimentos do Safra, Flavia Gaspar, destaca que é necessário realizar um planejamento detalhado e, de preferência, com o apoio de um profissional. Com ele, é possível montar uma ‘carteira do futuro’, onde a previdência privada pode compor a base ao lado de outros tipos de investimento.

No Safra, existem opções de previdência privada que se encaixam bem aos objetivos de longo prazo, como o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL).

O PGBL é uma modalidade que visa a acumulação de recursos para complementar a aposentadoria. Já o plano VGBL funciona como um seguro de vida com cobertura de sobrevivência, ideal para quem deseja ter uma renda fixa no futuro. A tributação de ambas categorias também é diferente, assim como a indicação para cada tipo de declaração de Imposto de Renda.

Além de ouvir o episódio do podcast Segunda Eu Invisto, quem quiser se aprofundar nas diferenças entre os planos de previdência privada pode acessar o material publicado na Central de Conteúdo do Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra