close

Afegã dá à luz dentro de avião militar dos EUA

Afegã em fuga deu à luz uma menina; ambas receberam atendimento na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha

Afegã dá à luz em avião dos EUA

Afegã apresentou complicações durante o parto, realizado na área de cargas do avião| Foto: Reprodução/Facebook

Uma mulher afegã deu à luz uma menina dentro de um avião militar dos Estados Unidos, informou a Força Aérea dos EUA neste domingo, 22. O parto, segundo oficiais americanos, ocorreu a bordo de um C-17. As duas passam bem.

A nave voou do Oriente Médio para a Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, local que está sendo usado como posto de trânsito para pessoas que estão sendo evacuadas do Afeganistão desde que o Taleban tomou o poder do país.

O Comando de Mobilidade Aérea dos militares informou por meio das redes sociais que a mãe afegã começou a ter complicações durante um vôo realizado neste sábado, 21. Por isso, o comandante da aeronave decidiu diminuir altitude para aumentar a pressão do ar na aeronave, o que teria ajudado a estabilizar e salvar a vida da mãe.

Na chegada a Ramstein, uma equipe médica dos Estados Unidos subiu a bordo e realizou o parto do bebê no compartimento de carga da aeronave. “A menina e a mãe foram transportadas para um centro médico próximo e estão em boas condições”, relataram os militares.

Cenas caóticas vêm sendo registradas desde o último domingo no aeroporto internacional de Cabul, capital do Afeganistão. Em uma das mais recente delas, crianças são repassadas de mão em mão por uma multidão de pessoas, em um retrato do desespero para deixar o país.

Em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, uma garotinha é carregada por uma multidão que se aglomera no entorno do aeroporto de Cabul. Ela é içada por cima do alto muro erguido no perímetro, sendo entregue a um soldado norte-americano que montava guarda.

Capital afegã vive tensão crescente

Sete pessas morreram nos arredores do aeroporto internacional de Cabul neste sábado, 21, em meio a tentativas desesperadas de deixar o Afeganistão após a tomada da capital pelo Taleban, informou o Ministério da Defesa do Reino Unido.

“Nossos sinceros pensamentos estão com as famílias dos sete civis afegãos que infelizmente morreram em multidões em Cabul”, disse o ministério em comunicado neste domingo, 22. “As condições no local continuam extremamente desafiadoras, mas estamos fazendo tudo o que podemos para gerenciar a situação da forma mais segura e protegida possível.”

A rápida ofensiva do Taleban gerou temor de represálias e um retorno à versão dura da lei islâmica que o grupo muçulmano sunita exercia quando estava no poder, duas décadas atrás.

Com isso, as multidões cresceram nos arredores do aeroporto ao longo da última semana, dificultando as operações dos Estados Unidos e de outras nações que tentam evacuar milhares de seus diplomatas e civis, bem como uma quantidade numerosa de afegãos.

Em uma das cenas mais caóticas registradas no aeroporto de Cabul ao longo dos últimos dias, crianças aparecem sendo repassadas de mão em mão por uma multidão de pessoas, em um retrato do desespero para deixar o país.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra