Queda nas ações da B3 é oportunidade de compra
Possível concorrência com XP e Mark2Market traz ruídos, mas sem riscos de desvalorização a longo prazo dos papéis. Veja a análise
16/06/2021O Banco Safra divulgou nesta quarta-feira, 16, uma análise em que considera a recente queda no preço das ações da B3 (B3SA3), a bolsa de valores brasileira, como uma oportunidade de entrada.
Segundo o Safra, há uma preocupação com a possível chegada de concorrência e com a acomodação nos volumes negociados de ações – o chamado volume médio diário de trading (ADTV).
As negociações, inclusive, devem fazer com que os resultados financeiros do segundo trimestre da empresa não sejam tão fortes quanto os do período imediatamente anterior.
Saiba mais
- Os fundos imobiliários para se investir em junho
- Carteira Global Safra: ativos de Brasil e EUA em destaque
- Acompanhe as análises do Safra pelo canal do Telegram
No entanto, na visão do Safra, não há uma razão principal que explique a desvalorização dos ativos da B3.
Nesse sentido, o banco destaca que a companhia continua com fundamentos sólidos baseados em dois pontos: forte geração de fluxo de caixa livre e boas perspectivas de volumes negociados para os próximos anos com entrada de novos investidores.
Por isso, o Safra manteve a recomendação de compra para as ações da B3, com revisão do preço-alvo (potencial) de R$ 23 para R$ 21.
Efeito concorrência sobre as ações da B3
Em sua análise, o Safra aponta dois fatores que podem ter ajudado na desvalorização das ações da B3.
Recentemente, a Mark2Market recebeu autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para se tornar depositária de Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA).
A empresa será a única a operar neste mercado no Brasil, além da B3.
Fora isso, houve a saída de José Berenguer do conselho da empresa. Ele é executivo da XP e o movimento trouxe rumores sobre a companhia se tornar concorrente.
Com vista nestes dois fatores, o Safra realizou um exercício de risco competitivo potencial sobre a possibilidade de a CVM permitir a internalização de ordens (sendo executadas fora do mercado de Bolsa de Valores).
Mesmo que isso aconteça (caso a CVM permita), o Safra acredita que o impacto nos resultados do B3 não deve ser significativo.
Outros detalhes sobre as ações da B3 podem ser conferidos por este link.
Sobre a B3
A B3 – Brasil, Bolsa, Balcão é a bolsa de valores do Brasil que organiza e viabiliza atividades de negociação, pós-negociação, registro, e financiamento de veículos e imóveis.
Em março de 2017, a B3 realizou a combinação de atividades da BM&FBovespa e Cetip e unificou a bolsa de valores, mercadorias e futuros com serviços financeiros ao mercado de balcão.
A empresa oferece soluções de sistemas e serviços para os mercados de ações, derivativos de ações, financeiros e de mercadorias, títulos de renda fixa, cotas de fundos, títulos públicos federais e moedas à vista.
Provém infraestrutura para registro de instrumentos financeiros por bancos e derivativos customizados, assim como para o registro e depósito de títulos de dívida corporativa.